Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Vacina contra dengue - I

Na quinta-feira, dia 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue: trata-se da Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O imunizante é destinado à população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade e é o primeiro liberado para um público mais amplo.

 

Vacina contra a dengue - II

Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Pasteur, e indicada para crianças a partir de 6 anos de idade, adolescentes e adultos até 45 anos. Aprovado em 2015, esse imunizante só é recomendado para indivíduos que já tiveram dengue, a fim de se prevenir uma segunda infecção, que pode se manifestar de forma mais grave, como a dengue hemorrágica.

 

Vacina contra a dengue - III

O portal “Crescer - saúde” trouxe que, de acordo com a Anvisa, a Qdenga será aplicada no esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações. Ela é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo uma ampla proteção contra a enfermidade.

 

Vacina contra a dengue - IV

“A vacina é baseada em um vírus vivo atenuado do sorotipo 2 da dengue, que fornece a ‘espinha dorsal’ genética para todos os quatro sorotipos do vírus da dengue e é projetada para proteger contra qualquer um desses sorotipos”, informa a farmacêutica. Ainda segundo a fabricante, a Qdenga é contraindicada para mulheres grávidas ou aleitamento materno.

 

Vacina contra a dengue - V

Na avaliação clínica da vacina, foi apontada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo em 12 meses após a aplicação do imunizante. Esse resultado foi obtido por meio de um estudo de larga escala, conduzido em países endêmicos para dengue, com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunogenicidade da vacina.

 

Vacina contra a dengue - VI

Em dezembro de 2022, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) autorizou o uso da Qdenga na população acima de 4 anos. A partir da aprovação da Anvisa, a Qdenga já pode ser comercializada no Brasil na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida pela sua incorporação.

 

Vacina contra a dengue - VII

Casos de morte por dengue aumentaram 400% em um ano no Brasil. Cientistas dizem que 31% dos brasileiros acreditam que a dengue deixou de existir durante pandemia. A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti e pode apresentar tanto quadros leves, quanto mais graves. Como é uma doença infecciosa considerada endêmica, todos os anos acontecem surtos em determinadas regiões no país.

 

A do dia

_ Mãe, tinha dois cachorrinhos: o Pete e o Repete. O Pete morreu, qual ficou?

_ Repete.

_ Tinha dois cachorrinhos: o Pete e o Repete. O Pete morreu, qual ficou?

_ Repete que você apanha…

_ Credo, mãe…