Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Política formiguense

Com os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Formiga já conhecidos, o que se comenta agora é o quem é quem na galeria da desistência. Tem gente que disse que ia, mas já não vai, diz que agora quer ser vice ou indicar alguém menos maduro (no caso, verde) para compor chapa. O bolão dos traíras também está animado, já tem até aposta. Para vereador o quadro se pinta hoje, último prazo para a dança das cadeiras partidárias.

 

Mortes por dengue - I

O Brasil superou 1.000 mortes por dengue de janeiro até quarta-feira, dia 3. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

 

Mortes por dengue - II

Na terça-feira, dia 2, o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. “Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

 

Mortes por dengue - III

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis. Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.

 

Descontos - I

A partir de 10 de abril, as empresas que usaram indevidamente a subvenção (ajuda financeira) estadual para obter descontos no Imposto de Renda ou na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) poderão regularizar a situação com até 80% de desconto. A Receita Federal publicou a data e as condições do parcelamento foram publicadas na quarta-feira, dia 3 em instrução normativa no “Diário Oficial da União”.

 

Descontos - II

Para descontos concedidos indevidamente até 31 de dezembro de 2022, as empresas deverão apresentar o pedido de adesão de 10 a 30 de abril. Caso o desconto tenha sido concedido em 2023, os pedidos poderão ser feitos de 10 de abril a 31 de julho.

 

Descontos - III

Segundo a instrução normativa, os débitos de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de CSLL vencidos até 29 de dezembro de 2023 poderão ser liquidados com descontos de até 80%, caso as dívidas não tenham sido lançadas pelo Fisco. Também poderão ser parcelados com o mesmo desconto compensações de saldos negativos de IRPJ e CSLL usadas indevidamente pelas empresas para pagarem menos tributos.

 

Descontos - IV

O pedido de adesão deverá ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A empresa deverá abrir processo digital na aba “Legislação e Processo”, por meio do serviço “Requerimentos Web”, disponível no site da Receita Federal.

 

A do dia

_ Mamãe, o que deve ser pior que terminar um namoro no Brasil…?

_ Uai, acho que deve ser terminar namoro na China. Lá todo mundo lembro ex… Deus me livre… kkk…