Pitadas do Pergaminho

Ninico e Newton - I
Morreu, na madrugada de domingo, dia 2, o responsável por Formiga ter tido o ex-prefeito Antônio da Cunha Ninico Resende como deputado estadual, o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. Ele estava internado, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.
Ninico e Newton - II
A informação do falecimento foi confirmada, nas redes sociais, pelo filho do ex-governador, Newton Cardoso Júnior: “Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso, que nos deixou aos 86 anos”.
Ninico e Newton - III
Newton Cardoso foi governador de Minas pelo MDB entre 1987 e 1991. Também foi vice-governador, prefeito de Contagem em três mandatos e deputado federal também por três mandatos. Quando governador, Newton nomeou quatro deputados estaduais como secretários, o que abriu uma vaga para que Ninico chegasse à Assembleia Legislativa. Ninico não foi eleito diretamente, em 1987, ele foi o quarto suplente da legenda.
Ninico e Newton - IV
Ninico sempre foi próximo ao ex-governador e constantemente frequentava sua fazenda na cidade de Pitangui, cidade próxima a Bom Despacho. Nascido em Camacho, que na época pertencia a Itapecerica, em 26 de junho de 1937. Ninico Resende foi vereador de Formiga por duas legislaturas consecutivas (1971 a 1977) e prefeito do no mandato de 1977 a 1983.
Ninico e Newton - V
Apelidado de “Trator”, Newton ingressou na política contra a ditadura militar em 1966. Advogado, administrador, empresário e produtor rural, foi o vice-governador de Itamar Franco logo quando Itamar deixou a presidência da República.
Ninico e Newton - VI
Quando foi prefeito de Formiga, de 1977 a 1983, Ninico também esteve na mira do SNI (Serviço Nacional de Informação). Dos 823 municípios mineiros da época, apenas dois eram do MDB, um deles era Ninico. O restante, 821, era da Arena (Aliança Renovadora Nacional). Em Edição de junho de 2021, a revista “a par” trouxe documentos que comprovaram que o ex-prefeito foi monitorado.
Ninico e Newton - VII
Depois de ter sido vereador, prefeito, talvez o mais querido pelas classes populares de Formiga, e deputado na 11ª legislatura mineira, Ninico morreu cego e abandonado por seus correligionários em 27 de janeiro de 2005. Em 2000, Ninico havia tentado uma vaga na Câmara Municipal de Formiga, mas não conseguiu ser eleito.
A do dia
A professora de Matemática vira para o Joãozinho e diz:
_ Joãozinho, se você tem dois reais e pede mais dois reais para o seu pai, com quantos reais fica no total?
_ Dois reais, professora.
_ Acho que você não entendeu o problema, Joãozinho, disse a professora.
_ A senhora que não entendeu o problema, professora. Meu pai é mão de vaca que só.