Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




“Liberdade de agressão” - I

As fake news e as baixarias já começaram em Formiga, mostrando que as eleições municipais deste ano vão dar trabalho, vão pegar fogo da pior maneira possível.  Esse negócio de fazer campanha com bons modos e ética parece que não vai valer muita coisa no período eleitoral. Mas é preciso atenção: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na quarta-feira, desta semana, dia 10, que a "liberdade de expressão não é liberdade de agressão". O que pode significar tolerância zero.

 

“Liberdade de agressão” - II

A declaração do ministro foi feita após as recentes postagens nas quais o empresário norte-americano Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter, sugeriu que iria desobedecer a ordens judiciais emitidas contra a plataforma na investigação da Corte que trata da atuação de milícias digitais contra a democracia brasileira.

 

“Liberdade de agressão” - III

A “Agência Brasil” trouxe que, no início da sessão, Moraes disse que as redes sociais não podem ser usadas para fins ilícitos. O ministro também disse que "alguns alienígenas" tomaram conhecimento da coragem da Justiça no Brasil. Além de proprietário da X, Musk também é dono da Space X, empresa de lançamento de foguetes ao espaço.

 

“Liberdade de agressão” - IV

"O STF, a população brasileira e as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão. Liberdade da expressão não é liberdade para proliferação do ódio, do racismo e da homofobia. Sabem que liberdade de expressão não liberdade de defesa da tirania. Talvez alguns alienígenas não saibam, mas passaram a aprender e tiveram conhecimento da coragem e seriedade do Poder Judiciário brasileiro", afirmou.

 

“Liberdade de agressão” - V

“Liberdade de agressão” - Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes defendeu a regulamentação das redes sociais. Para o ministro, as declarações de Elon Musk comprovam a necessidade da regulamentação do funcionamento das plataformas. "Acredito que as manifestações veiculadas na rede social X apenas comprovam a necessidade de que o Brasil, de uma vez por todas, regulamente de modo mais preciso o ambiente virtual, como, de resto, ocorre com grande parte dos países democráticos europeus", disse Mendes.

 

“Liberdade de agressão” - VI

O presidente do STF também se manifestou e citou que o modelo de negócios das plataformas incentiva a "difusão do mal". "Por trás da alegação de liberdade de expressão, o que existe é um modelo de negócios que vive do engajamento. O ódio, a mentira, o ataque às instituições trazem mais engajamento do que o discurso moderado, que a notícia verdadeira", completou.

 

“Liberdade de agressão” - VII

Entenda o caso: No último sábado (6), o bilionário Elon Musk, dono da rede social X e da fabricante de veículos elétricos Tesla, iniciou uma série de postagens criticando o ministro Alexandre de Moraes e o STF. Ele usou o espaço para comentários do perfil do próprio Moraes no X para atacá-lo. Em uma mensagem de 11 de janeiro, postada por Moraes para parabenizar o ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski por assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Musk questionou: “Por que você exige tanta censura no Brasil?”.

 

A do dia

_ Meu querido marido, estou indo ao supermercado. O que você está precisando?

_ Falando a verdade, eu preciso dar sentido à minha vida, definir um propósito para a minha existência. Busco a certeza de uma nova conquista que dê à minha alma a plenitude de que ela necessita. Eu queria descobrir a espiritualidade inerente à minha condição humana para alcançar a transcendência.

_ Tá bom, tá bom… vai querer latinha, litrão ou long neck…?

_ Litrão de Skol, por favor…