Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Maculosa - I
A grande quantidade de capivaras que estão se proliferando nas lagoas próximas ao Centro de Formiga não só assusta pelo cenário com as novas habitantes como também com relação a doenças que elas transmitem, já que são hospedeiras do carrapato estrela, que é o “divulgador” do da bactéria da febre maculosa.

Maculosa - II
A jornalista Cinthya Leite, do “Estadão”, trouxe que exames do Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo paulista, confirmaram a febre maculosa como causa da morte da adolescente Erissa Nicole, de 16 anos, que esteve em uma festa na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no dia 27 de maio.

Maculosa - III
É o quarto óbito confirmado por febre maculosa de pessoas que estiveram no evento Feijoada do Rosa, na propriedade no distrito de Joaquim Egídio. A adolescente foi ao local acompanhada do pai, que é bombeiro e trabalhou no evento. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campinas, após apresentar sintomas, a jovem foi internada em um hospital privado no município e morreu no último dia 13.

Maculosa - IV
Outros dois casos suspeitos da doença em pessoas que estiveram na mesma fazenda ainda são investigados: Um deles é de uma mulher de 40 anos, de Hortolândia, cidade vizinha, que continua hospitalizada; o outro caso é de uma mulher de 38 anos, de Campinas, que também está internada. Ela esteve em outro evento, um show do cantor Seu Jorge, realizado no dia 3 de junho, na Santa Margarida. Seu Jorge informou não ter apresentado sintomas da doença, causada por uma bactéria.

Maculosa - V
A fazenda suspendeu os próximos eventos e ficará fechada por um período de, ao menos, 30 dias. A empresa de eventos informou que atende às determinações da prefeitura em relação às medidas adotadas para identificar eventuais novos casos entre os frequentadores e prevenir futuras ocorrências.

Maculosa - VI
Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Campinas anunciou um conjunto de medidas de enfrentamento à febre maculosa em resposta ao surto da doença na Fazenda Santa Margarida, ampliando as ações para todo o município.

Maculosa - VII
Antes do surto atual, a cidade já havia registrado duas mortes por febre maculosa este ano, com infecção em outros locais. Sintomas: Febre, dor de cabeça intensa, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Maculosa - VIII
A transmissão da febre maculosa ocorre somente por meio do contato com o carrapato infectado pela bactéria do gênero Rickettsia. Não há transmissão de pessoa para pessoa. Com as notícias sobre o surto em Campinas, a população começa a ficar apreensiva sobre a possibilidade de transmissão de bactérias causadoras da febre maculosa por carrapatos de cachorros no Brasil.

A do dia
- Papai, o meu colega da escola disse que perguntou para o Papai Noel se ele roi unha… sabe o que o Papai Noel respondeu pra ele?
-  Nem imagino...
- Rou, rou, rou... kkk...