Prorrogada vacinação contra a influenza

Campanha, que começou no dia 3 de abril e seria finalizada nesta terça-feira, 31 de maio, vai até 31 de julho

Prorrogada vacinação contra a influenza
A transmissão do vírus influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar - Foto: Reprodução/UOL




A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que foi iniciada no dia 3 de abril em Minas Gerais e seria finalizada nesta terça-feira, dia 31, foi prorrogada para até o dia 31 de julho. A determinação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Inicialmente direcionada a grupos prioritários, a campanha teve seu público-alvo ampliado no dia 12 de maio. Agora, qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode receber a dose contra a influenza.

Em Formiga, a vacinação ocorre desde o início da campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, segundo a Prefeitura, a imunização continuará nos postos até julho, conforme o envio de doses que é feito pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a decisão de ampliação da campanha visa a ampliar a cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para esses grupos é de 90%. Porém, até o momento, Minas Gerais atingiu a cobertura de 46,38% para essa população, estimada em 8.518.665 pessoas. No grupo de crianças e gestantes, essa cobertura é ainda mais baixa, sendo de 34,90% e 39,31%, respectivamente.

“A vacinação foi ampliada até o dia 31 de julho por dois motivos, primeiro porque estamos no período sazonal de doenças respiratórias e é necessário aumentar a proteção da população, mas também porque está sobrando vacinas, porque nosso grupo alvo não atingiu a meta, crianças em especial não ultrapassaram 40% de vacinação”, disse o secretário.