Realizada 1ª Conferência Municipal de Cultura
Evento reuniu representantes de todos os segmentos culturais da cidade

Com o objetivo de promover a discussão entre o poder público e a comunidade sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura, foi realizada nesta quarta-feira, dia 30, a primeira Conferência Municipal de Cultura em Formiga. O evento ocorreu no auditório do Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem) e reuniu representantes de todos os segmentos culturais da cidade.
Conforme contou o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, a conferência foi muito boa e rica em discussões. “Agora, vamos produzir um esboço do Plano Municipal de Cultura e passá-lo aos conselhos de Cultura e Patrimônio e também ao prefeito Eugênio Vilela. Depois, formataremos um Projeto de Lei sobre o plano para enviarmos à Câmara Municipal.”
Segundo Alex, o Plano Municipal de Cultura é um planejamento para o futuro da cultura no município, ou melhor, um requisito básico para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e adesão ao Sistema Nacional de Cultura. “Aderindo-se ao sistema nacional, abre-se possibilidade de recebimento de recursos específicos vinculados ao sistema”, ressaltou.
De acordo com a Prefeitura, idealizadora da conferência, o Sistema Municipal de Cultura terá, como componentes, o Órgão Gestor, que é a Secretaria Municipal de Cultura; o Conselho de Cultura (Comcult); o Conselho de Patrimônio Cultural (Compac) e o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, composto pelo Fundo de Cultura (Fumcult) e pelo Fundo de Patrimônio (Fumpac).
Além das discussões em grupos com os diversos segmentos culturais (artes cênicas; artes visuais; literatura; congado, folia e afromineridades; música e patrimônio histórico cultural), a conferência contou com a palestra “Cultura em Foco: Preservação, Diversidade e Incentivo”, preparada pela assessora de Gestão Cultural, Lara Augusta Garcia Carneiro, e apresentações artísticas da bailarina Lavínia Pedrosa (aluna da Emart); do ilustrador Leandro Damasceno e dos músicos Lucas, Anna e Pedro (violinos); Claudinho (percussão); Alex (escaleta) e Leonardo (viola caipira).
A palestrante Lara Augusta Garcia Carneiro