Realizada 1ª Conferência Municipal de Cultura

Evento reuniu representantes de todos os segmentos culturais da cidade

Realizada 1ª Conferência Municipal de Cultura
Representantes de diversos segmentos culturais de Formiga participaram da conferência




Com o objetivo de promover a discussão entre o poder público e a comunidade sobre a elaboração do Plano Municipal de Cultura, foi realizada nesta quarta-feira, dia 30, a primeira Conferência Municipal de Cultura em Formiga. O evento ocorreu no auditório do Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem) e reuniu representantes de todos os segmentos culturais da cidade.
Conforme contou o secretário municipal de Cultura, Alex Arouca, a conferência foi muito boa e rica em discussões. “Agora, vamos produzir um esboço do Plano Municipal de Cultura e passá-lo aos conselhos de Cultura e Patrimônio e também ao prefeito Eugênio Vilela. Depois, formataremos um Projeto de Lei sobre o plano para enviarmos à Câmara Municipal.”
Segundo Alex, o Plano Municipal de Cultura é um planejamento para o futuro da cultura no município, ou melhor, um requisito básico para a implantação do Sistema Municipal de Cultura e adesão ao Sistema Nacional de Cultura. “Aderindo-se ao sistema nacional, abre-se possibilidade de recebimento de recursos específicos vinculados ao sistema”, ressaltou.
De acordo com a Prefeitura, idealizadora da conferência, o Sistema Municipal de Cultura terá, como componentes, o Órgão Gestor, que é a Secretaria Municipal de Cultura; o Conselho de Cultura (Comcult); o Conselho de Patrimônio Cultural (Compac) e o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura, composto pelo Fundo de Cultura (Fumcult) e pelo Fundo de Patrimônio (Fumpac).
Além das discussões em grupos com os diversos segmentos culturais (artes cênicas; artes visuais; literatura; congado, folia e afromineridades; música e patrimônio histórico cultural), a conferência contou com a palestra “Cultura em Foco: Preservação, Diversidade e Incentivo”, preparada pela assessora de Gestão Cultural, Lara Augusta Garcia Carneiro, e apresentações artísticas da bailarina Lavínia Pedrosa (aluna da Emart); do ilustrador Leandro Damasceno e dos músicos Lucas, Anna e Pedro (violinos); Claudinho (percussão); Alex (escaleta) e Leonardo (viola caipira).

A palestrante Lara Augusta Garcia Carneiro