Realizada aula inaugural do Projeto de Qualidade do Leite

Iniciativa ocorreu no Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Unifor-MG

Realizada aula inaugural do Projeto de Qualidade do Leite
A aula foi ministrada para alunos do 8º período de medicina veterinária




O Projeto de Qualidade do Leite, desenvolvido pela Prefeitura, por meio do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), teve sua aula inaugural realizada nesta quinta-feira, dia 14, no Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Unifor-MG. Ministrada pelo professor Leonardo Acurcio a alunos do 8º período de medicina veterinária da instituição, a aula contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro; do diretor de Políticas Rurais, Alex Faria; da equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); dos produtores de queijo Daniel Rodrigues e Fernanda Silveira e do gerente do Sicredi Sul Minas, Warley Souza.

De acordo com o professor Leonardo, na ocasião, foram feitas análises físico-químicas do leite cru, que incluem densidade relativa do leite a 15⁰C, alizarol, acidez titulável, teor de gordura, crioscopia, sólidos totais e não gordurosos, além da detecção de resíduos de antimicrobianos. "A ideia é treinar os alunos para a realidade de um laboratório de qualidade do leite, auxiliando, no processo, o serviço de inspeção municipal e os laticínios da região, para conseguirmos oferecer um retorno sobre a qualidade do leite captado na região. Futuramente, iremos fazer ainda mais análises, à medida que os alunos forem pegando experiência e confiança nas análises inicialmente aprendidas" ressaltou o professor.

O Projeto de Qualidade do Leite é desenvolvido pela Administração Municipal, por meio do SIM, em parceria com o Unifor-MG, Sicredi Sul Minas RS/MG e Associação dos Mineradores de Pains, Arcos e Região (AMPAR). Ele tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos feitos em Formiga, como os queijos, garantindo também a segurança alimentar.

Conforme divulgou a Prefeitura, quem propôs a análise periódica do leite foi o secretário Anuar Teodoro, junto ao curso de medicina veterinária do Centro Universitário. No dia 3 de maio, foi inaugurado o laboratório para análise do leite no Unifor-MG. Ele contém um equipamento essencial para os trabalhos: o crioscópio eletrônico digital. Para o professor Leonardo, a realização das análises vai possibilitar a melhoria da qualidade do leite e contribuir para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva regional.