Saae e vereadores se reúnem para discutir falta d’água

Autarquia pede economia de água à população, principalmente neste período de ondas de calor

Saae e vereadores se reúnem para discutir falta d’água
Antes do término da reunião, os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Água do Saae - Fotos: Câmara/Divulgação




O diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Heytor Pimenta, e servidores da autarquia receberam na tarde de segunda-feira, 20, os vereadores formiguenses para tratarem sobre a falta d’água na cidade.

Na ocasião, os parlamentares questionaram se existe algum planejamento ou projeto para resolver o problema da crise hídrica no município e pediram mais transparência da autarquia com a população, emitindo e divulgando comunicados, seja por meio de redes sociais, rádio e TV. Antes de encerrar o encontro, eles foram conhecer a ETA (Estação de Tratamento de Água), onde ficam os tanques e filtros, o laboratório químico e sala de controle do Saae.

Heitor ressaltou que, atualmente, o maior problema é a falta de recursos financeiros para a compra e a manutenção de filtros e caminhões-pipa, além da ampliação e modernização da ETA.  Segundo ele, essas seriam algumas medidas necessárias para agilizar e melhorar o abastecimento nos bairros de Formiga.

Após a reunião com os vereadores, a administração do Saae emitiu um comunicado alertando a população sobre a necessidade de se economizar água, principalmente neste período de ondas de calor.

No final do mês de setembro, o diretor do Saae, Heytor Pimenta, esteve na Câmara. Ele ocupou a Tribuna do Povo, respondeu a questionamentos dos vereadores e falou sobre as dificuldades que a autarquia tem para manter o serviço de abastecimento em dia para a população.

Comunicado do Saae

O Saae/Formiga alerta a todos os consumidores da cidade que, devido às intensas ondas de calor na região, houve um aumento do consumo acima do normal. Por essa razão, é de muita importância que haja, por parte da população, ações voltadas para a economia de água, para que a distribuição possa ser realizada de forma igualitária a todos.

A topografia acidentada da cidade, em conjunto com as redes antigas, afeta principalmente as unidades consumidoras das regiões mais altas.

Questiona-se que moradores vizinhos de reservatórios da autarquia ficam sem água primeiro, porém, trata-se de um fato natural da água, seguir o percurso da rede e abastecer residências mais baixas inicialmente, devido à maior diferença da altura manométrica (pressão da água) em relação ao reservatório.

Portanto, reitera-se a importância de economizar água em TODAS as regiões da cidade, visando a um abastecimento igualitário.

 

Dicas importantes

*Instale reservatório adequado para sua residência: calcula-se o mínimo de 250 litros para cada morador;

 

*Não lave ruas e calçadas! Ao lavar cômodos e veículos, utilize balde;

 

*Acumule roupas sujas até a capacidade máxima, na máquina de lavar;

 

*Utilize águas de máquina de lavar, para jogar em terreiros e quintais;

 

*Tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;

 

*Se o reservatório fica em local alto e a água chega sem pressão, instale outro reservatório na parte inferior da residência e bombeie para o reservatório superior.

 

O Saae/Formiga está trabalhando diariamente para melhorar o abastecimento nos bairros mais altos da cidade, porém necessita também da cooperação dos consumidores.