Servidores municipais na mira de golpistas

Sintramfor divulgou nota alertando trabalhadores para não caírem em golpe que solicita pagamento para liberação de alvarás de processos judiciais

Servidores municipais na mira de golpistas
Alerta divulgado pelo Sintramfor




Os servidores das prefeituras de Formiga e Córrego Fundo, atendidos pelo Sintramfor (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga), estão na mira de golpistas que, por telefone e usando o nome do sindicato, induzem as vítimas a pagarem pela liberação de alvarás de processos judiciais.
Uma servidora da área da saúde em Formiga quase caiu na armadilha nesta semana e, diante das informações, o Sintramfor divulgou, na quarta-feira, dia 1º, uma nota alertando os trabalhadores.
A servidora, que não quis ter seu nome revelado, contou ao jornal como tudo aconteceu:
“Recebi uma ligação pelo WhatsApp com o símbolo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Quando atendi, era uma mulher que me disse que eu tinha um processo de precatório e que iria sair o pagamento, o advogado ligaria dando as instruções do que eu teria de fazer para receber.
O problema é que, realmente, tenho um processo na situação que a pessoa informou. Ela me perguntou se eu tinha dúvidas e disse que mandaria mensagens no WhatsApp para eu poder fazer o passo a passo. Então, tal pessoa me chamou de novo, fez um print do processo, dizendo o número dos autos e os valores aos quais eu teria direito, garantindo que eu iria receber aquele valor no mesmo dia até as 17 horas. Só que, para receber, legalmente eu precisava pagar 27,5% de imposto de renda, porém o advogado já teria pedido isenção que teria sido deferida, só que, para liberar essa isenção e receber o precatório, eu teria que pagar uma guia e que tal advogado iria ligar me explicando como preenchê-la, ‘tudo direitinho’. Me passou um número que seria do advogado. Minutos depois, vi que havia ligações do número, só que era prefixo 031, de Belo Horizonte, e o advogado é de Formiga. Então, procurei o escritório e fui alertada do golpe”.
Outros três servidores também teriam recebido ligações idênticas, mas a redação não conseguiu contato com eles.
Em nota, o Sintramfor alerta os trabalhadores para não caírem no golpe e não fazerem pagamento, por nenhum meio. “O servidor que receber ligação ou mensagem pedindo pagamento, entre em contato com o Sintramfor imediatamente. O telefone do Sintramfor é o 37 3321-3151.”