Unifor-MG: Palestras marcam Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho

Do dia 8 a 12 de abril, funcionários da instituição participaram das atividades educativas da Sipat

Unifor-MG: Palestras marcam Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho
A abertura da Sipat foi feita pelo presidente da Cipa, José Carlos Leal




A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios no Trabalho (Cipa) do Unifor-MG realizou, do dia 8 a 12 de abril, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (Sipat). Foram realizadas diversas palestras com o objetivo de informar, educar e conscientizar os funcionários do Centro Universitário de Formiga.

Conforme divulgou o Unifor, na abertura, o presidente da Cipa, José Carlos Leal, ressaltou a importância da semana para divulgar informações sobre prevenção de acidentes dentro da instituição e explanar as atividades feitas pela comissão ao longo dos anos. A atividade também contou com a participação do reitor do Centro Universitário, Marco Antônio de Sousa Leão, que fez um discurso ressaltando a relevância de um evento como a Sipat para a instituição. Na ocasião, também estava presente o representante da Conin Engenharia, José de Oliveira Alves.

Segundo a instituição, o segundo dia contou com uma abertura feita pelo presidente da Fuom, André Hostalácio Freitas, que falou sobre as ações que o Centro Universitário busca implementar para melhorar cada vez mais a qualidade do cotidiano dos funcionários. Em seguida, a professora Marcela Sobreira, que é psicóloga e leciona no curso de psicologia, deu uma palestra sobre saúde mental, onde ela explicou o que é saúde mental, quais são os sintomas de ansiedade e apresentou formas alternativas de lidar com a ansiedade no dia a dia.

“No terceiro dia, José Carlos Leal ministrou uma palestra sobre comunicação no trabalho e abordou outros temas como assédio e comportamento no ambiente profissional. A diretora geral de Ensino, Ineidina Sobreira, tomou a frente também para destacar que o curso de Direito recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo ‘OAB Recomenda’. Dando sequência às atividades, os funcionários foram para o Prédio 4 da instituição para fazer o plantio de 101 mudas”, informou.

De acordo com o Unifor-MG, no quarto dia, a professora Aline Matos Leonel Assis, que leciona no curso de arquitetura e urbanismo, fez uma apresentação explicando sobre o que é o curso de brigadista, qual a importância do campus ter funcionários capacitados para uma situação de emergência e o que fazer nesses casos. Ela contou que haverá uma simulação de incêndio no campus no segundo semestre e destacou que alguns dos funcionários que participaram do curso de brigadista, realizado em fevereiro de 2024, irão participar ativamente da simulação de incêndio.

O último dia, ainda conforme a instituição, contou com um café da manhã para toda a equipe. O encontro teve início com o coordenador do Departamento de Comunicação, Gustavo Henrique Gondim, que tomou a frente para apresentar aos funcionários presentes o Instagram interno da instituição, que foi criado com o objetivo de ampliar a interação entre os funcionários.
Dando continuidade, o presidente da Fuom, André Hostalácio Freitas, fez um discurso de encerramento da Sipat e passou a palavra para a coordenadora do curso de Enfermagem, Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, que ministrou uma palestra sobre as diferenças entre dengue, zika, chikungunya e covid-19, que foi realizada em parceria com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga e os discentes do curso de enfermagem. Para concluir, ela convidou a equipe de endemias da Vigilância Ambiental para tirar dúvidas sobre as medidas de prevenção contra a dengue. Para finalizar as ações da SIPAT, os funcionários fizeram um mutirão pelo campus para combater focos de mosquitos da dengue.

Para finalizar as ações da SIPAT, funcionários fizeram um mutirão pelo campus para combater focos de mosquitos da dengue