Vacinação contra meningite C continua até dia 28

Trabalhadores da educação estão no grupo prioritário para imunização

Vacinação contra meningite C continua até dia 28
Cidadão deve procurar a UBS mais próxima para se informar sobre horário e dia de imunização (Foto: Divulgação/Prefeitura)




A campanha de imunização contra a meningite (meningo C) continua em Formiga até o próximo dia 28 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o Estado ampliou o grupo prioritário e todos os trabalhadores da educação devem ser vacinados.

São considerados trabalhadores da educação todos aqueles que compõem o quadro de pessoal de uma escola: professores, especialistas e funcionários da área pedagógica ou administrativa das instituições públicas e privadas e em todos os níveis de ensino.

Também são GRUPOS PRIORITÁRIOS as pessoas de 16 a 30 anos, estudantes universitários e trabalhadores da saúde com 16 anos ou mais.

“O público prioritário é composto por pessoas que se enquadrem nos critérios mencionados e que que não tenham recebido nenhuma dose ou que tenham sido vacinadas com a ‘meningocócica C’ ou ‘meningocócica ACWY’ há mais de cinco anos”, destaca a Prefeitura em nota.

O cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para se informar sobre o horário de atendimento. Não há dia específico para a imunização.

 

A MENINGITE

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais, na primavera e verão.

Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção.