Covid-19: Vacinas para crianças começam a ser distribuídas em Minas, mas sem previsão de chegada a Formiga

Cidade está, desde o fim de dezembro, com falta de imunizantes destinados a crianças

Covid-19: Vacinas para crianças começam a ser distribuídas em Minas, mas sem previsão de chegada a Formiga
Lotes de vacinas que chegaram a Minas Gerais começaram a ser distribuídos na quarta-feira, dia 18




Depois de receber na segunda-feira, dia 16, do Ministério da Saúde, 70 mil doses de CoronaVac destinadas à vacinação de crianças de 3 a 4 anos, o Governo de Minas Gerais iniciou na quarta-feira, dia 18, a distribuição dos imunizantes no Estado. No entanto, a Prefeitura de Formiga ainda não tem previsão da data em que as vacinas chegarão ao município.
De acordo com a Administração Municipal, a Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis, responsável por encaminhar os imunizantes para a cidade, ainda não recebeu as vacinas e não soube informar quando as doses serão distribuídas para os municípios atendidos por ela.
Assim que os imunizantes são entregues, o Estado faz o planejamento e a distribuição imediata do quantitativo para as Unidades Regionais de Saúde, que, posteriormente, repassam aos municípios, de acordo com os quantitativos solicitados.
Desde o fim de dezembro, Formiga está com falta de imunizantes destinados a crianças. A vacinação contra a covid-19 segue nas Unidades Básicas de Saúde somente para adultos.
As 70 mil doses de CoronaVac serão direcionadas para completar o esquema vacinal de crianças de 3 a 4 anos que já iniciaram a vacinação. Isso é o que ressaltou a coordenadora estadual do Programa de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Josianne Dias Gusmão. “A distribuição deste lote é exclusiva para essa faixa etária. As crianças devem receber duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose.”

Vacinômetro
De acordo com o último vacinômetro divulgado pela Prefeitura de Formiga, referente a dezembro de 2022, 66.019 formiguenses de 6 meses ou mais tomaram a primeira dose da vacina; 65.974 pessoas acima de 3 anos receberam a segunda dose; 43.099 formiguenses com 12 anos ou mais tomaram a terceira dose (reforço).
Em Minas Gerais, até o momento, foram aplicadas 1.585.947 vacinas de primeira dose em crianças de 3 a 11 anos, correspondendo a 65,58%. Outras 1.143.083 vacinas de segunda dose foram aplicadas também nesta faixa etária, correspondendo a 47,27%.