Bombeiros combatem incêndio em pastagem em Pontevila
Fogo poderia atingir matas ciliares e deixar os animais sem alimento nesse período de estiagem
A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada na tarde dessa quarta-feira, dia 7, por volta das 15h45, para combater um incêndio em área de pastagem na zona rural de Pontevila, região de Furnas.
Munidos de sopradores, abafadores e bomba costal, os bombeiros gastaram aproximadamente 20 litros de água para conter as chamas, que consumiam as pastagens e ameaçavam as matas ciliares.
O fogo consumiu aproximadamente 8.560 metros quadrados de pastagem, capim braquiária. Segundo a companhia, não foi possível determinar a causa do incêndio. Além do risco de atingir as matas ciliares, o fogo poderia deixar os animais sem alimento nesse período de estiagem.
“O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se tratar de pastagens, o proprietário ou responsável faça aceiro com largura 1 ½ a altura da vegetação predominante no terreno, separando uma pastagem da outra, pois, na época de estiagem, a vegetação seca e os ventos fazem as chamas alastrarem rapidamente, podendo atingir uma área muito grande e causar prejuízos a criações ou plantações”, divulgou a companhia.
EM ARCOS
Pela manhã do mesmo dia, os bombeiros do Posto Avançado de Arcos foram acionados para combater um incêndio em pasto em uma fazenda próxima à comunidade Boca da Mata, na zona rural do município.
O fogo afetou aproximadamente 5.000 metros quadrados cobertos por vegetação rasteira.
A equipe de bombeiros utilizou sopradores, abafadores e bomba costal para realizar o combate ao incêndio e o rescaldo.
A duração total do atendimento da ocorrência foi de 1 hora e 20 minutos.