7 sinais comuns de artrite em cães e gatos

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

7 sinais comuns de artrite em cães e gatos
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




A osteoartrite, também conhecida como doença articular degenerativa, é uma doença progressiva das articulações caracterizada por inflamação crônica. A Osteoartrite pode ser uma doença primária ou secundária. Os sintomas da osteoartrite primária geralmente ocorrem como parte do processo de envelhecimento.

Os sintomas da artrite variam, se um ou mais desses sinais estiver presente em seu animal de estimação, é hora de marcar uma consulta com seu veterinário.

Mancar — Mancar é o sinal número um de artrite em animais de estimação. Se o seu cão ou gato está com dificuldade em um ou mais membros, especialmente quando ele se levanta, há uma boa possibilidade de que ele esteja lidando com artrite.

Dificuldade em se mover – Animais de estimação com artrite geralmente mostram relutância em fazer certas coisas que antes faziam com facilidade. Por exemplo, seu cão pode hesitar em pular para fora do carro porque está dolorido, ou seu gatinho pode tentar pular na cama e não conseguir porque as articulações estão doloridas.

Problemas de coluna — As articulações artríticas também ocorrem em certas áreas da coluna, devido a uma dor no pescoço. A claudicação em uma ou ambas as patas traseiras também pode ser um sinal de artrite na coluna.

Fadiga — Animais de estimação com artrite tendem a se cansar mais facilmente, porque a dor e os problemas de movimento drenam a energia. Você pode notar que seu cão ou gato está gastando menos tempo se movimentando e mais tempo descansando ou dormindo.

Irritabilidade - O desconforto das articulações pode tornar até mesmo o animal de estimação mais tranquilo um pouco mal-humorado, especialmente se ele estiver sendo acariciado ou manuseado de uma forma que aumente sua dor.

  • Atrofia muscular – Se não for tratado, um cão ou gato com artrite sofrerá atrofia muscular, que é a morte do tecido muscular por falta de uso. Se uma ou mais pernas do seu animal de estimação parecerem mais finas que as outras, isso significa que os músculos dessa perna estão se desgastando.
  • Lamber, mastigar e morder áreas específicas do corpo – Alguns animais de estimação com artrite lambem, mastigam ou mordem a pele sobre uma articulação dolorida, na tentativa de obter algum alívio do desconforto. Se esse comportamento se tornar obsessivo, seu cão ou gato pode desenvolver pele inflamada, perda de pelo nas áreas afetadas.
  • Manter seu animal de estimação com um peso magro e saudável é absolutamente crucial para prevenir ou aliviar os sintomas da artrite. Um gato ou cachorro com excesso de peso e com artrite pode ter uma melhora notável nos sintomas depois de perder apenas uma pequena quantidade de peso corpora

 

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG