Dicas naturais para o banho dos pets

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)





Na sua cozinha por acaso tem vinagre de maçã ou óleo de côco? Se a resposta é “sim”, você não sabia, mas tem em casa remédios naturais de ação tópica segura que atuam repelindo pulgas, reduzindo quadros leves a moderados de coceira, suavizando seborréia seca e restaurando a camada de proteção da pele do pet.

Mais abaixo você vai conferir duas receitas super simples de preparar:

Vinagre de maçã

Uma solução repelente de pulgas com vinagre de maçã para ser usada na última água do banho do pet. Precisa ser o vinagre de maçã – não adianta ser vinagre de outro tipo. Essa solução, aliás, pode ser borrifada na pelagem do pet sempre que ele for frequentar um local que pode ter pulgas. Como tem ação antibacteriana, também pode ser usada para limpar os ouvidos do cão periodicamente, removendo o excesso de cerúmen e prevenindo otites. Se tiver acesso a vinagre de maçã orgânico ou prensado a frio, melhor ainda. Senão, pode usar o normal do supermercado mesmo.

O vinagre de maçã não mata as pulgas, mas ajuda a repeli-las, já que as pulgas detestam o cheiro do vinagre na pelagem do pet.

Como usar: Na última água do banho, despeje uma solução de 1 parte água e 1 parte vinagre sobre o corpo do cão e massageie. Não enxague, apenas seque.

Óleo de côco

Um hidratante com óleo de côco. O uso tópico do óleo de côco é sensacional, pois tem propriedades antifúngicas, antivirais e antiinflamatórias, além de ajudar a combater a caspa seca e hidratar regiões ressecadas, como cotovelos e base das unhas. Só não esqueça de aplicar com moderação e, 5 minutos depois, lavar com um shampoo ou sabonete neutro para remover o excesso e não deixar a pelagem engordurada. Podendo ser óleo de côco orgânico e/ou prensado a frio, melhor; mas não é um pré-requisito.

O uso tópico do óleo de côco restaura a barreira lipídica da pele e combate a descamação (caspa) e as leveduras e bactérias oportunistas.

Como usar: Dê banho, aplique um pouco de óleo de côco nas partes ressecadas, massageie e deixe agir por 5 minutos. Passe o shampoo novamente e enxague.

E, claro, se não observar melhora dos sintomas com as medidas naturais, não hesite em consultar a veterinária de sua confiança!

Fonte: site Cachorro Verde