Bibliotecando – 101 anos da Semana de Arte Moderna

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Bibliotecando – 101 anos da Semana de Arte Moderna




Com o objetivo de recordar e reviver, destacamos a importância dos 101 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil (1922-2023). A Biblioteca Osório Garcia organizou uma exposição cultural para a comunidade, atividade que conta com a mostra de algumas cópias de obras artísticas de grande importância como: Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Tao Sigulda e outros, pois o assunto é o Modernismo Brasileiro e tem como objetivo trazer uma nova visão de arte com uma estética inovadora.

A característica da arte moderna nos mostra uma grande percepção à liberdade de expressão, aproximação da linguagem popular e coloquial, um abandono da representação realista, com a utilização de figuras e cenas sem lógica, mostrando assim, a diversidade e independência de seus artistas, derrubando barreiras antes intransponíveis pelo movimento da cultura cotidiana no Brasil.

A preservação e o incentivo à arte de todas as formas sugerem que áreas como: pintura, escultura, arquitetura, música, dança, literatura, tenham o direito de se expressar livremente a qualquer momento, buscando simplesmente a liberdade do artista e de seu admirador.

O Modernismo Brasileiro aproveita desses novos procedimentos e técnicas para elaborar um novo cenário artístico nacional, onde todos nós ganhamos em cultura, liberdade à produção e pesquisa, contribuindo para um florescimento intelectual e artístico.

A Biblioteca Osório Garcia, apoia e incentiva artistas da comunidade, que queiram expor suas obras, disponibiliza também acervo diversificado para pesquisa e empréstimo a seus associados. Estamos situados na Rua Alfa, 59, Bairro Ouro Negro. Aguardamos sua visita.