Biografia: Antonieta de Almeida Oliveira (Nieta)

Biografia: Antonieta de Almeida Oliveira (Nieta)
Antonieta de Almeida Oliveira (Nieta)




17 de agosto de 1942 (Albertos - Formiga)

25 de abril de 2017 (Divinópolis)

A casa cheia, o aconchego do colo, a alegria do barulho da família. O bom conselho sendo ouvido, o gesto de carinho constante, o olhar e a palavra certa sempre à mesa.

A manhã apontava e a porta da casa era aberta para quem chegasse. Um lugar de amigos, parentes, conhecidos e até desconhecidos. Ninguém saía sem um almoço, um café, um pão de queijo ou sem aqueles finos doces de leite e de ovos. Assim foram a vida e o lar que tinha como responsável a gentil Antonieta de Almeida Oliveira, a Nieta, que passou sua existência colecionando afetos e olhares carinhosos.

Era a oitava dos 14 filhos do casal Francisca Teodora de Jesus, a Mãe Chica, e José Pires de Almeida, o Zé Camelo. Nasceu e passou sua infância em um belo casarão colonial de paredes brancas e janelas azuis.

Aos dezoito anos, apaixonou-se e se casou com Cravo, Altair Luiz de Oliveira. Tiveram cinco filhos: Nirlei Maria, José Edson, Gilmar Luiz, Elizânia Francisca e Itamar Antônio.

Foi artesã muito criativa, inventava bonecas, trabalhava com flores de papel e de palha. Uma artista. Amava a casa sempre enfeitada, plantava suas flores com esmero e delicadeza. Estava sempre na companhia de vizinhos queridos e não deixava de viajar com as irmãs “para conhecer novos lugares”… voltava carregada de presentinhos para cada um dos seus.

Participava do Apostolado da Oração e de várias festas religiosas, sempre com ações beneficentes, colaborando com entidades de cunho social. Teve a generosidade como sua marca pessoal, havia sempre o abraço disponível e um ombro a postos, a mão amiga para afagar e acalentar nunca se fechava.

Passou sua vida na comunidade de Albertos, mas vez por outra vinha para sua casa na Rua do Quinzinho “para ver os parentes e os amigos”.

Antonieta de Almeida Oliveira viveu a vida para fazer o bem e se entregou aos filhos, genros, noras, netos e bisneto. Era preciso que todos em seu entorno estivessem constantemente cobertos pelo manto do amor, da paz e da felicidade.

Nieta foi uma mulher que usou sua vida para fazer da vida de todos um aglomerado de momentos felizes e inesquecíveis.

Tanto exemplo só poderia mesmo ter resultado em saudades eternas e em lembranças infindas.