Bloco formiguense arrasta 15 mil no Carnaval de Belo Horizonte

Desfile do ‘Tropicalize’ teve a participação do músico Toninho Horta, do Clube da Esquina, e foi destaque nos principais jornais da capital mineira

Bloco formiguense arrasta 15 mil no Carnaval de Belo Horizonte
O bloco ‘Tropicalize’ durante o Carnaval de BH




O bloco formiguense “Tropicalize” foi sucesso total em sua estreia no Carnaval de rua de Belo Horizonte. Ele, que desfilou na segunda-feira, dia 12, arrastou 15 mil foliões na Avenida Brasil e teve até a participação do guitarrista do Clube da Esquina, Toninho Horta, que se apresentou junto aos músicos formiguenses.

‘Foi maravilhoso. Deu tudo certo, todo mundo saiu extasiado, tanto a bateria quanto os foliões. Foi um evento tranquilo e atraiu um público mais musical. O som estava maravilhoso e a bateria muito organizada e sincronizada. Tivemos grupo de apoio que ofereceu água, comida e cerveja para os participantes. O feedback está ótimo, tem muita gente falando que foi o melhor bloco do Carnaval em BH. Deu muito certo a nossa proposta, que era de levar música de qualidade aos foliões. As pessoas perceberam isso e valorizaram’, comentou o músico formiguense Giovanni Leão, um dos fundadores do Tropicalize.

O bloco foi idealizado pelos componentes da “Manifesto Tropical”, banda muito aplaudida na capital mineira e formada por Giovanni Leão, Leandro Silva, Gustavo Melo, Ricardo Meirelles, André Lopes, Lourenço Rabelo, Pedro Coelho, Igor Leão, Guilherme Oliva e Felipe Ferreira.

Segundo Giovanni Leão, a “Manifesto Tropical” faz tributo ao movimento tropicalista brasileiro e é formada por amigos de infância que sempre foram unidos pela música. A criação da banda veio para sanar a necessidade de resgatar as canções e a história do movimento baiano formado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Maria Bethânia, Gal Costa e vários outros.

A ideia de participar do Carnaval deste ano partiu dos músicos quando postaram um vídeo nas redes sociais convidando as pessoas para fazerem parte do projeto. O que começou como uma brincadeira ganhou dimensões surpreendentes. Muitas pessoas aderiram à iniciativa e o sucesso da apresentação no Carnaval foi tanto que o bloco teve destaque nos principais jornais da capital mineira, ‘Estado de Minas’ e ‘Hoje em Dia’, com a chamada ‘Bloco Tropicalize leva Tropicália e Clube da Esquina às ruas de BH’.

O guitarrista Toninho Horta durante apresentação do Tropicalize e ao lado do músico formiguense Ricardo Meireles