Carne de porco na Alimentação Natural

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Carne de porco na Alimentação Natural
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Carnes e vísceras de frango e de boi são figurinhas carimbadas na Alimentação Natural (AN) de cães e gatos. Já a carne de porco muita gente ainda não oferece porque julga ser uma carne suja, perigosa, gorda, difícil de digerir e pobre em nutrientes.

Felizmente, faz bastante tempo que a carne suína no Brasil tornou-se uma opção nutritiva, segura e acessível de proteína de origem animal. Até pouco tempo, aliás, era uma das carnes mais consumidas do planeta; hoje impera a carne das aves.

Contudo, não é possível que uma carne fácil de encontrar, financeiramente mais acessível que a bovina e que nos oferece tantos cortes de carnes, vísceras secretoras (fígado, rim, baço, cérebro), vísceras musculares (pulmão, coração, língua) e ossos recreativos (suã, costela, pé, joelho) fique de fora da AN do seu cão ou gato.

 

Gordurosa?

Muita gente acha que a carne suína é gordurosa e difícil de digerir. Antigamente, quando o objetivo da criação eram porcos obesos, isso podia ser verdade. Mas atualmente cortes como filé mignon suíno e lombo suíno têm teor baixo a moderado de gordura. Já pernil, língua e costela são gordos.

 

Pouco nutritiva?

Também existe o mito de que a carne de porco é nutricionalmente inferior a carne bovina e de frango. Cada espécie animal tem concentrações variáveis dos nutrientes nos seus tecidos. Por isso recomendo rotacionar entre carnes de espécies animais diferentes. Dito isso, a carne suína é ótima fonte de aminoácidos essenciais, ácido graxo linoléico, vitaminas do complexo B e selênio.

 

Parasitos?

Parasitos porventura presentes na carne suína, como a Trichinella spiralis, a tênia (Taenia solium) e o Toxoplasma gondii, não são uma preocupação na AN cozida, já que a cocção destrói cistos e ovos. Seu pet é adepto de dietas cruas? Para inativar a triquinela recomenda-se congelar carnes e vísceras cruas de porco por 20 dias em freezer antes de servir. Para inativar a toxoplasma bastariam 2 dias no freezer e para a tênia, 3-5 dias.

 

Segurança

Compre carne e vísceras suínas em locais de boa procedência. Não compre de criações descompromissadas com a vacinação, vermifugação, higiene e acompanhamento veterinário dos animais. Realize o congelamento profilático das carnes cruas ou peça para seu fornecedor fazer por você. Ou, ainda, cozinhe carnes e vísceras suínas.

 

Outras considerações

Evite carne de porco se seu pet parece ter intolerância (vomita, tem fezes amolecidas, excesso de gases) ou hipersensibilidade (apresenta coceira, vermelhidão na pele) a esse alimento. Prefira cortes suínos mais magros se seu cão ou gato tem histórico de pancreatite ou alteração hepática. Finalmente, pessoas praticantes de certas religiões não consomem carne suína e é natural que estendam essa restrição aos seus pets.

 

 

 

Dê uma chance!

Os mitos que circundam a carne suína são verdades defasadas ou inverdades mesmo. Ela é fácil de encontrar, cães e gatos costumam apreciá-la, é nutritiva, tem preço mais baixo que a carne bovina e oferece uma ampla gama de opções, dentre carnes, vísceras musculares, vísceras secretoras e ossos recreativos.

 

Fonte: site Cachorro Verde

 

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG