Repelentes naturais

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Repelentes naturais
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Para evitar pulgas e carrapatos, a indústria pet desenvolveu muitos medicamentos, orais e tópicos, mesmo tendo efeitos colaterais bastante graves. Cães e gatos expostos a esse ativo apresentaram tremores, perda da coordenação motora e convulsões. Na rotina clínica observo outras reações aos anti-pulgas: alergia no local de aplicação, vômitos e alterações nos parâmetros hepáticos em exames. E há prováveis implicações à nossa saúde também. Tudo isso nos convida a repensar a aplicação descompromissada desses produtos. E a buscar alternativas.

Quando o pet está infestado ou vive em lugar onde há cavalo, gado, capivara, é mais difícil controlar a situação empregando só os métodos naturais. Se você já tentou associar condutas alternativas sem sucesso, utilize de maneira racional os produtos tradicionais.

Associe métodos naturais aos produtos convencionais. Fazer isso possibilita reduzir a frequência de aplicação desses últimos. Há épocas do ano em que podemos recorrer mais aos métodos naturais que aos convencionais – atente para isso.            Consulte uma veterinária integrativa sobre estratégias nutracêuticas que minimizam os prejuízos dos anti-pulgas ao organismo de nossos cães e gatos, como Silimarina, Chlorella, Dente-de-leão etc. Regularmente inspecione a pele do seu pet, fortaleça a imunidade dele e peça exames para investigar exposição a microorganismos causadores das doenças do carrapato.

 

Na alimentação

  • Uma alimentação saudável fortalece a imunidade do seu pet contra parasitas. Aposte na Alimentação Natural, seguindo uma dieta equilibrada, fresca e variada.
  • Adicione vinagre de maçã orgânico nas refeições dos cães e dos gatos (1/4 a 2 colheres de chá a depender do porte do pet).
  • Adicione uma fatia fina de alho cru triturado na comida dos cães (não use para gatos). É comprovadamente seguro a cães em doses baixas.

Neem

·         O óleo de neem é um óleo natural extraído das sementes da árvore de neem (Azadirachta indica), nativa da Índia. Possui propriedades repelentes e inseticidas, sendo um bom repelente de pulgas, carrapatos e outros insetos. Produtos à base de óleo de neem em pets tem boa tolerância.

 

Óleos essenciais

·         Você pode adicionar à essa solução algumas gotas de óleos essenciais que também conferem efeito repelente de insetos: citronela, eucalipto, cedro, lavanda, capim-limão ou gerânio.

·         Coloque 100ml da solução de neem em um frasco com spray, pingue 10 gotas de um ou mais óleos essenciais, misture bem e borrife no pêlo do cão, evitando a região da face.

·         Não é indicado borrifar óleos essenciais em gatos.

 

Na casa

  • Aspire bem o chão, os tapetes e os estofados da sua casa pelo menos 2x por semana.
  • Lave as caminhas dos pets pelo menos 1x por mês e coloque-as no sol.
  • Passe no piso da sua casa a solução de neem diluído em água com um pano
  • Borrife a solução de neem nas caminhas, cobertores e móveis onde seu pet costuma ficar

Fonte: site Cachorro Verde

 

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG