Dica de higiene para ouvidos e patinhas do seu Pet
Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)
Já parou pra ler a composição dos produtos de higiene que você usa no seu peludo? É quase impossível não se deparar com aditivos químicos empregados como conservantes, perfumes, corantes, emulsificantes e outras funções, que, embora melhorem a praticidade do produto, não contribuem com a saúde dos pets – em alguns casos podem até ter efeitos nocivos.
Por isso estamos compartilhando com vocês essa receitinha caseira de uma solução de limpeza para orelhas que pode ser usada para produzir lencinhos umedecidos e assim facilitar o seu uso. A composição da solução é 100% natural, com ingredientes funcionais que limpam e hidratam a pele e ajudam a proteger da proliferação de microorganismos.
O uso de óleos essenciais é opcional, mas quando utilizados contribuem muito com suas propriedades aromáticas, anti-sépticas, bactericidas, fungicidas, antiinflamatórias e calmantes da pele.
Lembrando que o uso de óleos essenciais é contra-indicado para gatos, então, se você quiser preparar essa receita para usar na higiene de um gatinho, não adicione os óleos essenciais. Para cães, no entanto, os óleos escolhidos para essa receita, na dosagem indicada aqui, são seguros.
- 150ml de água destilada
- 1 colher de chá de glicerina vegetal
- 1 colher de chá de óleo de rícino
- 15ml de álcool de cereais ou vodka
- 15ml de gel de aloe vera
- 15ml de vinagre de maçã
- 15ml de extrato de hamamélis ou hidrolato de lavanda
- Opcional: 10 gotas de extrato de semente de grapefruit (toranja)
Gatos são extremamente sensíveis a compostos vegetais, e os óleos essenciais possuem altas concentrações de substâncias que não são bem metabolizadas pelos gatos. Os demais ingredientes são seguros e podem ser utilizados normalmente.
Caso você não tenha todos os óleos essenciais da receita, pode prepará-la somente com os que você já tem em casa. Não faça substituições de óleos essenciais sem a orientação de um aromaterapeuta com experiência em aromaterapia para animais porque nem todos os óleos essenciais são seguros para uso em cães.
Essa mesma receita pode ser usada para limpar as patas dos cães após o passeio. Apenas omita os óleos essenciais para evitar que eles ingiram os óleos ao lamberem as patas.
Você pode preparar somente a solução e armazená-la em um frasco de vidro âmbar ou fosco com uma tampa em spray, e borrifar a mistura diretamente na orelha do seu cão, se ele permitir, ou em um material da sua preferência para fazer a aplicação. Apenas lembre-se de agitar bem antes de usar.
Fonte: site Cachorro Verde
Dra. Lu Barbosa
Nutróloga Pet
CRMV8267
Formiga-MG