Alergia alimentar em cães e gatos

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Alergia alimentar em cães e gatos
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Muitos donos de pets alérgicos têm relatado significativa melhora do quadro de coceiras e de lesões de pele algum tempo após a introdução de uma dieta caseira natural, seja ela crua ou cozida. O grau de melhora pode depender da causa da alergia – picada de insetos, atopia (pólen, ácaros, etc), alimentos, etc. De qualquer maneira, está provado que uma dieta fresca e variada pode fortalecer a imunidade natural, o que ajuda a combater qualquer forma de alergia e de lesão.

Entretanto, se a alergia de seu animal for de fundo alimentar, será preciso descobrir a que alimento(s) ele tem alergia antes de introduzir dieta caseira. Alguns pets podem apresentar alergia a frango, outros a peixes, outros a ovos, a grãos, etc; Muitas vezes, no entanto, o animal é alérgico aos aditivos (conservante, palatabilizantes, corante) da ração que ele vinha recebendo antes, e não a algum ingrediente (frango, arroz) daquela dieta. Isso talvez explique porque alguns cães e gatos que eram suspeitos de serem alérgicos ao frango contido na alimentação anterior, não apresentaram alergia ao comer frango in natura.

Em outras circunstâncias o pet pode ser alérgico aos resíduos agriculturais ou agropecuários presentes em certos alimentos não-orgânicos. Alguns cães apresentam coceiras por todo o corpo, que diminuem consideravelmente quando se substitui o frango comum de sua dieta por frango caipira ou orgânico. Para saber se um ou mais alimentos da dieta natural desencadeiam alergias em seu animal, é preciso introduzir um novo alimento de cada vez na dieta dele e observar suas reações. Reações negativas como coceiras, vermelhidão na pele, feridas, bolhas, vômito ou diarréia que acontecem logo em seguida da introdução de um novo ingrediente na dieta podem indicar alergia aquele ingrediente.

É importante enfatizar que alguns cães e gatos mais sensíveis podem apresentar reações similares a uma alergia durante o período de adaptação à nova dieta. Um quadro súbito de coceiras e/ou de outros sintomas como descamação da pele, maior eliminação de pêlos, mau hálito e fezes amolecidas, durante a primeira semana de dieta natural pode ser sinal de um “processo de desintoxicação” benéfico segundo autores das dietas naturais. No entanto, se os sintomas se agravarem ou persistirem por mais de uma semana, o médico-veterinário deve ser consultado, e a causa, investigada.

Em caso confirmado de alergia alimentar, a composição da dieta deve ser alterada. Isso é perfeitamente possível com a Alimentação Natural. Basta substituir um tipo de alimento por outro (ex: frango por peru, por coelho, ou por carne bovina, etc).

Fonte: Cachorro Verde

Dra. Luciene Barbosa

Nutróloga de Cães e Gatos

CRMV 8267