Formiga põe a mesa

Formiga põe a mesa




O formiguense fala mal de sua cidade para outros conterrâneos, mas se alguém de fora põe um mínimo defeito, ele vira bicho. É, sempre foi e sempre será assim.
É muito curioso quando aparece algum visitante e um formiguense raiz o recepciona. O primeiro passo é levar ao morro do Cristo para uma vista panorâmica, o segundo é ir à Matriz São Vicente Férrer e mostrar onde foi batizado, o terceiro, acredite quem quiser, é ir à “Merci Brasília” apresentar um dos principais motivos de a cidade ter ficado famosa como a capital nacional da linguiça. Para quem ainda não conhece, a “Merci” é uma fábrica de linguiças que fica na Rua Marechal Deodoro, no Centro, bem ao lado do Centro Espírita Lázaro. Lá, na loja física, existem mais de 40 variedades de linguiça que vão desde fígado com jiló, passando por banana com bacon até chegar aos cogumelos. Dá um orgulho danado (e fome também).
Para completar a degustação, agora há na cidade uma produção fenomenal de queijos. Iguarias de encher a boca. Nesta semana, foi capa do “Perga” a notícia de que o “Queijo desidratado Romeu e Julieta” dos produtores Anaysa Alves e Cláudio Gonçalves, da “Sagrado Queijo” conquistou medalha de prata em concurso internacional.  Também foi destaque que Mariana Ribeiro Teixeira da “Beira Mato Charcutaria” está produzindo o melhor salame do país, sendo o grande vencedor do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023, que é concedido pela Confederação da Nacional da Agricultura e Pecuária. A delicadeza foi notícia de destaque em programa especializado transmitido pela “Band TV” para todo o Brasil.
Há alguns editoriais, “O Pergaminho” vem alertando sobre a vocação turística de Formiga, suas belezas naturais e seus valores culturais. É chegado o momento de se enxergar também a capacidade de a cidade fazer parte do concorrido circuito turístico gastronômico de Minas Gerais.
Hoje, são citados nesta edição apenas a “Merci Brasília”, o “Sagrado Queijo” e a “Beira Mato Charcutaria”, mas há uma infinidade de outras fábricas de linguiça, de produtores de queijos finos e dos mais diversos embutidos. Isso sem se esquecer das fábricas de cerveja, de cachaça, de quitandas, de carnes na lata, de doces, de bolos…
Formiga está pondo a mesa com classe, bom gosto e talento.