Rua Vereador Paulo Lopes

Rua Vereador Paulo Lopes




“O Pergaminho” já publicou várias vezes que uma das vergonhas pela qual Formiga passa é ter bem no seu Centro uma rua chamada Presidente Kennedy. Na década de 1960, tiveram a infeliz ideia de nomear uma via em homenagem a John Fitzgerald Kennedy, um militar norte americano, filho de diplomata dono de propriedades rurais, que estudou em colégios privados, que frequentou a Universidade de Harvard e que passou boa parte da vida perambulando pela Europa e América do Sul.

JFK, como ficou conhecido, foi presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando foi assassinado em 22 de novembro em Dallas, no estado do Texas. Ele foi responsável por grande massacre do povo pobre do Vietnã com a utilização de armas químicas e também pelo bloqueio econômico a Cuba, que até hoje humilha e sacrifica a ilha caribenha.

Por sua batuta, os EUA, apesar de gigante, planejaram e tentaram invadir o pequeno país de 12 milhões de habitantes pela Baía dos Porcos, mas suas forças armadas foram rechaçadas em uma dura e amarga derrota. Depois, intensificou o apoio de maneira mais ferrenha a golpes militares e a ditaduras na América Latina. O que aconteceu no Brasil a partir de 1964, como torturas e violações de direitos humanos, teve origem pela sua passagem pela Casa Branca.

Pode parecer inacreditável, mas em Formiga existe uma rua chamada Presidente Kennedy. É de se imaginar a vergonha e o constrangimento de moradores e empresários quando têm de preencher um cadastro ou uma ficha na entrada de um hotel.

Ainda não foi divulgado, mas o prefeito Eugênio Vilela determinou que os moradores e trabalhadores da constrangedora Rua Presidente Kennedy sejam ouvidos para que o logradouro passe a se chamar Rua Vereador Paulo Lopes. Motivo de aplausos e vivas.

Pai de dez filhos, Paulo Lopes foi uma pessoa que marcou sua vida pelo exemplo. Homem íntegro e gentil, teve a dignidade e o trabalho como suportes e a retidão como meta. Ao enveredar pela política, ocupou cadeira de vereador de 1989 a 1996. Foi presidente do Poder Legislativo e da Comissão Especial que elaborou e redigiu a Lei Orgânica Municipal promulgada em 1990.

Passou pela vida pública sem uma só mácula. Zelou do erário com o máximo de honestidade e firmeza. Nascido na vizinha Pimenta, escolheu Formiga como sua terra e se tornou um ícone de encher de orgulho todos os habitantes da Cidade das Areias Brancas.

Em todos os sentidos que se imagine, nada é mais justo do que tirar a placa de um ex-presidente dos Estados Unidos e colocar a de um grande homem de estirpe que habitou Formiga.