Gastronomia Mineira: sabor e bem viver!

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Gastronomia Mineira: sabor e bem viver!




O estado de Minas Gerais é enorme em sua extensão terrestre, por isso foi dividido em zonas, as quais se diferem em estabilidade econômica, relevo, clima, vegetação e hidrografia.

O importante é saber que o mineiro é gente boa demais. É acolhedor, trabalhador, honesto. E em cada canto dessas terras mineiras encontra-se um “uai” alegre, carismático, cheio de sorriso, fé e esperança no rosto, coração e na mente.

Todos estes hábitos do mineiro constitui uma característica própria: a mineiridade. Estampada na música e na dança, no modo de viver e de trabalhar, em sua religiosidade e em uma culinária rica, variada, gostosa e saudável.

Se procurar um cardápio saboroso nas terras mineiras, encontra-se: bolo, biscoito, broa e bolinho frito, acompanhado de um café natural, colhido ali mesmo na lavoura, torrado e moído em casa, com utensílios próprios. Para o almoço: franguinho caipira direto do galinheiro, costelinha, tutu, tropeiro, couve, linguiça, mandioca e hortaliças variadas...

A gastronomia mineira está na mesa do povo brasileiro, provocando água na boca com seus pratos típicos e também a tradicional “Comida de Boteco” com aperitivos e tira gostos deliciosos que caíram no gosto do povo.

E, para comemorar esta gastronomia mineira, a equipe da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes” preparou um cantinho culinário mineiro, com gostinho de quero mais... Informações e receitas registradas em livros, de abrir o apetite.

Procure se informar, visite a Biblioteca, consulte o conteúdo informativo, leia, conheça um pouco mais das guloseimas mineiras, seu valor nutritivo, sabor e origem. E assim, alimente-se melhor, viva melhor e espalhe saúde por onde for. Afinal, alimento gera saúde, e saúde é vida!