Dia da Consciência Negra

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Dia da Consciência Negra




O Dia da Consciência Negra, que se celebra em 20 de novembro, é oficialmente um feriado nacional no Brasil. Assim, marcando uma importante conquista para a promoção da igualdade racial e a valorização das raízes afro-brasileiras.

     A data visa promover uma reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira, além de homenagear Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra à escravidão.

     Em várias cidades do país, o dia é marcado por eventos culturais, palestras, exposições, seminários e apresentações artísticas que buscam educar e conscientizar a população sobre a importância da diversidade e da inclusão.

     Durante esta semana, o público leitor, terá a oportunidade de visitar as exposições de livros de autores negros e outros que celebram a literatura e cultura  afro-brasileira, nas Bibliotecas Públicas Municipais de Formiga.

     A equipe da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca selecionou obras de autores negros para exposição, que fazem parte do acervo e estão disponíveis para consulta local ou empréstimo domiciliar.

     Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves.

     Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, de Machado de Assis

     Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo

     Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus

     Pixinguinha, menino bom que se tornou imortal, de Nereide S. Santa Rosa.

     Olelê: uma antiga cantiga da África, de Fábio Simões.

     Um guerreiro chamado zumbi, de Zeneide Silva

     Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

     Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior.

     Prezado leitor, venha fazer uma visita, usufrua do espaço da biblioteca, do acervo e descubra novas leituras. Acompanhe outras informações, projetos e ações literárias, novas aquisições e sugestão de leitura pelas redes sociais da Biblioteca.

     O atendimento é de segunda à sexta das 8h30 ás 17h30, na Rua Lassance Cunha, 671 no Quinzinho.