Gustavo Borges Basilio

Gustavo Borges Basilio




No dia 18 de junho de 1981, o saxofone magistral e sensível do genial músico Tio Carlos ecoou em comemoração à chegada de seu décimo filho: Gustavo Borges Basilio, o Murkito, que naquele inverno chegou para alegrar ainda mais a casa.

                Tio Carlos era como carinhosamente era conhecido Carlos Basilio, esposo de Maria Imaculada Borges Basilio, a Dona Nena.  Casado com Renata Arantes Camargo Basilio, filha do Romero do Center Balas, Markito é pai do Luiz Gustavo Camargo Basilio. Saiu de Formiga em 1998, tinha apenas 15 anos, para ingressar na Epcar, Escola Preparatória de Cadetes do Ar em São José dos Campos, cidade onde reside até os dias atuais.

                Ocupando o cargo de Oficial-Aviador da Aeronáutica, no posto de Tenente-Coronel, até hoje Gustavo guarda memórias afetivas de cada esquina de Formiga, lembrando-se com carinho dos tempos de estudo no Centro Espírita Bezerra de Menezes, do Grupo Escolar Joaquim Rodarte e do Polivalente.  "Em escolas públicas formiguenses, fui marcado pela qualidade do ensino e pela formação ética e moral recebida durante minha formação. Recordo das amizades, dos eventos sociais, dos jogos estudantis e dos encontros na cidade, o que fez nascer em mim um vínculo emocional profundo com minha terra natal”.

                A carreira na Aeronáutica proporcionou a Gustavo Borges a chance de conhecer novas culturas e de trabalhar em projetos significativos, incluindo uma temporada de dois anos e meio na Suécia quando contribuiu no projeto de um moderno caça. As viagens lhe permitiram enriquecer a visão de mundo e a apreciar as inúmeras diversidades culturais.

                “Apesar de minha partida, faço questão de estar em Formiga sempre que possível, aproveitando os feriados e as férias para reencontrar meus familiares e amigos queridos. Minha trajetória é marcada por um forte senso de comunidade e pertencimento, aspectos que valorizo profundamente.”