Márcio Antônio Silva

(Márcio Pretto)

Márcio Antônio Silva




A Corporação Musical São Vicente Férrer começa o ensaio de seus dobrados para as procissões da Semana Santa. São 19 horas de um dia comum e a garotada se aglomera no pequeno alpendre da Sede da Banda que fica na Praça Rubens Dalariva.

Atendo a tudo em volta está o jovem Márcio Antônio Silva.  Nascido em 8 de junho de 1960, ele é carinhosamente conhecido na Cidade das Areias Brancas como Márcio Pretto.

Ex-atleta, um dos mais importantes jogadores de handebol que Formiga já viu, ele se orgulha de ter sido aluno do GOT, hoje Tonico Leite. Márcio teve de deixar sua terra em janeiro de 1987 em busca de novos caminhos. Hoje, ele reside na cidade de Montes Claros, Norte de Minas, onde é professor-doutor aposentado pela Unimontes.

De família humilde, Márcio Pretto era filho de Antônio Archanjo Silva e Eliza Anastácia Silva. Atualmente, é casado com Rosalva Maria Cardoso, é pai de Ian, Laio, Dandara, Terui e Antônio Martins Ramalho Silva.  

“Saí de Formiga por falta de oportunidade de trabalho. Na época, as vagas não eram oferecidas por concurso público nem a Constituição obrigava. O método usado era sempre o nefasto ‘quem indica’. Assim é a vida, ela nos leva, mas não há como tirar da memória os queridos colegas do GOT, do Quinzinho e dos momentos eruditos na Sede da Banda..., quantas saudades dos amigos! Sei que, definitivamente, não tenho como voltar a morar em Formiga, mas sempre que posso estou presente como visitante em eventos culturais e artísticos, sempre revendo meu passado e abraçando as pessoas mais queridas”.

Convidado a dar uma mensagem para Formiga, ele sentencia: “Deveriam retirar o monumento que faz homenagem ao dia Treze de Maio, que existe nas imediações do Terminal Rodoviário, e colocar uma estátua de Zumbi dos Palmares”.