Histórias em quadrinhos: por que ler com as crianças?

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Histórias em quadrinhos: por que ler com as crianças?




Aprender a ler é um marco crucial no desenvolvimento cognitivo e educacional de uma criança, pois abre as portas para o acesso ao conhecimento e à comunicação. Nesse contexto, as histórias em quadrinhos desempenham um papel significativo ao tornar o processo de aprendizagem mais envolvente, acessível e divertido. As combinações de texto e imagem, proporcionam uma abordagem multimodal, estimulando diferentes áreas do cérebro e facilitando a compreensão do conteúdo. Esta combinação faz com que as crianças em fase de alfabetização, desenvolvam habilidades de interpretação visual, vocabulário e compreensão textual de maneira mais lúdica e prazerosa.

Além disso, as revistinhas oferecem uma variedade de gêneros e temas, tornando-se uma ferramenta versátil para atrair o interesse de diferentes crianças: os personagens vão à escola e aos parques, têm pesadelos e medo de dentista, por exemplo. E é essa proximidade com o cotidiano que promove a conexão e cria uma familiaridade entre personagem e leitor.

Ao associar o ato de aprender a ler com narrativas visuais envolventes, as histórias em quadrinhos ajudam a construir uma base sólida para o desenvolvimento da alfabetização, transformando o processo educacional em uma experiência positiva e inspiradora para as crianças.

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na Praça São Vicente Férrer, 140 - Centro, possui em seu acervo, as mais diversas revistas de histórias em quadrinhos!