Ir ao veterinário não precisa ser estressante

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Ir ao veterinário não precisa ser estressante
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




As idas ao veterinário podem ser uma experiência tranquila para o seu animal de estimação, desde que você adote uma abordagem proativa para mantê-lo calmo e comece as experiências de aprendizado positivo desde cedo. O ideal é que isso aconteça quando seu animal de estimação é jovem, acostumando-o ao consultório do veterinário. De vez em quando, passe no seu veterinário apenas para dizer um oi -pergunte quando seria um horário mais tranquilo e silencioso para uma visita.

Isso mostra ao seu animal de estimação que o consultório do veterinário não é um lugar assustador, apenas um lugar novo para visitar, cheirar e explorar. Para os gatos, isso começa com acostumá-los à caixa de transporte e passeios ocasionais de carro.

Muitos gatos só vão em sua caixa de transporte quando é hora de uma visita veterinária, levando-os a associar e se esconder sempre que você traz a caixa de transporte. Uma opção melhor é deixar a caixa de transporte para o seu gato tirar uma soneca ou desfrutar de uma guloseima. Em seguida, tente dar uma volta curta com seu gato na caixa de transporte e depois voltar direto para casa para que aprendam que não há nada a temer.

É importante que seu animal de estimação também se acostume com o manuseio, inclusive tendo suas patas, unhas e orelhas tocadas. Quanto mais seu pet tolerar e, melhor ainda, gostar da interação, mais fácil será durante o exame veterinário.

Exemplos de métodos para reduzir o estresse antes e durante as visitas veterinárias incluem nutracêuticos e ervas calmantes, como valeriana, l-teanina, rodiola, ashwagandha e camomila, que podem ser administrados algumas horas antes da visita ao veterinário. Encontrar uma clínica veterinária que se comprometa a reduzir também o estresse nos pets também pode ajudar; isso significa encontrar uma prática certificada no stress.

Você também deseja minimizar o tempo gasto na clínica - e esperar com seu animal de estimação em seu veículo se não puder ir diretamente para uma sala de exames. Salas de exame específicas para espécies também são importantes para ajudar seu animal de estimação a se sentir à vontade - ainda melhor se também usarem feromônios específicos para espécies e música calmante.

Lembre-se de que seu comportamento também é importante; quanto mais você ficar calmo, mais fácil será para o seu animal de estimação também.

Além disso, escolha uma clínica com salas de exames específicas para a espécie, que faça os exames onde seu pet preferir, como no colo, no chão ou em uma caixa de transporte, se possível.

Dra. Lu Barbosa - Nutróloga Pet

CRMV8267 - Formiga-MG