Isaac Cassemiro Ribeiro

Isaac Cassemiro Ribeiro




Era o ano de 2005 e o jovem Isaac Cassemiro Ribeiro, filho de Aila Maria Cassemiro Ribeiro e Luiz Gonzaga Ribeiro, saiu de Formiga pela BR-354, passou pela Rodovia Fernão Dias, voltou para a BR e desembarcou em São João del-Rei para cursar filosofia na conceituada universidade federal de lá. Na sequência, foi natural vir o mestrado em história e o doutorado na mesma área pela UFMG e pela Universidade de Lisboa, Portugal.

Nascido em 18 de fevereiro de 1986, Isaac hoje reside em Poços de Caldas e é professor do Instituto Federal do Sul de Minas na cidade de Machado. É casado com Marcela Soares Milagre e pai de Antônio.

“Na infância, era sempre uma alegria ir aos finais de semana para a casa de meus avós paternos: João Ribeiro e Maria, a Vovó Cida. Não saíamos da sede campestre do Clube Centenário, nadávamos o dia todo. Quantas não são as lembranças dos churrascos com minha avó materna, Emília Machado, a Vovó Mila”.

“Há muitas saudades da vida de criança e da adolescência, éramos uma turma grande. Jogávamos bola na rua, brincávamos de pique esconde, bete, ou simplesmente sentávamos na calçada para conversar. Curti muito a cidade, frequentávamos o anfiteatro aberto da Praça da Matriz, onde tocávamos violão e passávamos boas noites. Na Praça Ferreira Pires, bem frente ao Clube Centenário, era o grande encontro da juventude.

Com relação a voltar a morar em Formiga, Isaac acredita que é uma possibilidade remota: “Não tem como voltar, nem em pensar no assunto. Construí minha vida com minha esposa e meu filho em uma boa cidade. 

Sobre Formiga, só lamento não haver um planejamento de expansão para descentralizar uma estrutura urbana criada em torno de 1800. A questão da criação de bons empregos com bons salários tinha de ser o grande foco para que os jovens não tenham de procurar outros locais em busca de boas oportunidades”.