Doença cardíaca em cães

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Doença cardíaca em cães
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Infelizmente, sopros cardíacos em cães são relativamente comuns e, muitas vezes, os donos dos cães não percebem que há um problema até que o veterinário descubra o sopro durante um check-up.

Os sopros cardíacos podem ser causados ​​pelo fluxo sanguíneo anormal dentro do coração, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas. 

Eles também podem ser causados ​​por problemas de comunicação entre os lados esquerdo e direito do coração.

Em um coração normal e saudável, existem apenas dois sons, um lub e um dub, que devem ser claramente audíveis, não abafados e fáceis de captar. Os dois sons devem ter sonoridade uniforme (o “lub” não é mais alto que o “dub” ou vice-versa) e um ritmo regular. Cada batimento cardíaco tem um pulso associado nos vasos sanguíneos, que é facilmente sentido na veia femoral da perna de trás.

Um sopro é o som do sangue fluindo na direção errada de volta para o coração devido à(s) válvula(s) não formando um fechamento hermético. Por exemplo, sopros altos são ouvidos em doenças cardíacas leves e graves. E sopros suaves são típicos de insuficiência miocárdica (músculo cardíaco), também chamada de cardiomiopatia dilatada.

Cinco sinais importantes a serem observados se você suspeitar ou souber que seu cão tem um problema cardíaco incluem:

- Tosse

- Língua de aparência azulada

- Perda de apetite

- Fadiga, fraqueza, perda ou diminuição da resistência ao exercício

- Batimento cardíaco muito rápido ou muito lento; aumento do esforço respiratório, incluindo aumento da frequência respiratória

Os veterinários e os donos dos animais pensavam que apenas cães mais velhos poderiam desenvolver sopros cardíacos (a menos que estivessem presentes no nascimento), mas agora os pesquisadores descobriram que eles são muito mais comuns, mesmo em cães mais jovens. Como um problema cardíaco pode surgir a qualquer momento, os cinco sinais de que seu filhote pode estar com problemas cardíacos são muito importantes de ter esse conhecimento.

E não se esqueça de cuidar muito bem da saúde bucal do seu cão (as bactérias da boca suja têm sido associadas a infecções nas válvulas cardíacas em cães).

Dra Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG