Polícia de Meio Ambiente prende 8 por garimpo ilegal de pedras de quartzo

Ação ocorreu nesta segunda-feira, dia 26, na zona rural de Arcos

Polícia de Meio Ambiente prende 8 por garimpo ilegal de pedras de quartzo
Área onde estavam sendo extraídas as pedras de quartzo




A prática do garimpo ilegal de pedras de quartzo em uma área da zona rural de Arcos levou à prisão oito pessoas nesta segunda-feira, dia 26. A detenção ocorreu durante a “Operação Mineração” desencadeada pelo 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente de Formiga.
Conforme divulgou a PM, ao receber informações a respeito da mineração irregular por pessoas oriundas do Norte de Minas, uma equipe de militares se deslocou até a localidade e constatou o garimpo ilegal das pedras de quartzo. A extração estava sendo feita com uso de picaretas, pás e outras ferramentas.
“Ao se aproximarem, os militares se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas, tendo os garimpeiros corrido em diversas direções. Eles foram perseguidos a pé pelas equipes de militares distribuídas no terreno e alcançados. No local, os policiais prenderam sete garimpeiros, os quais portavam picaretas, pás e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente naquela propriedade”, informou.
Segundo a Polícia Ambiental, pelo trajeto percorrido pelos garimpeiros em fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos de fios de nylon contendo quartzo em seus interiores, uma bucha de maconha e duas motocicletas utilizadas no transporte dos minerais extraídos. “Dando continuidade às diligências, os militares conseguiram identificar e realizar a prisão do agenciador da atividade ilegal, sendo encontrado em seu quarto de hotel mais pedras de quartzo extraídas ilegalmente”, completou.
Além das oito prisões, a ação da polícia resultou em oito autos de infração lavrados; 66 ferramentas apreendidas; quatro sacos contendo pedras de quartzo apreendidos; dois veículos apreendidos; sete aparelhos de telefone celular apreendidos; uma bucha de maconha apreendida e um total de R$ 633.564,00 em multas aplicadas.
A polícia ressalta que conta com o apoio da população para identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, por meio do telefone (37) 3322-1454.

O quartzo possui diversas variedades; algumas chegam a ser consideradas pedras preciosas

Diversas ferramentas que estavam sendo usadas na extração da pedra também foram apreendidas

Quartzo é o mineral mais abundante do planeta

O quartzo é o mineral mais abundante do planeta. Ele é encontrado em 12% do mundo, em locais como Brasil, Madagascar, Estados Unidos, entre outros. Possui diversas variedades, alguns chegando a ser considerados pedras preciosas, e suas designações são derivadas de suas cores. A distinção mais importante entre os tipos é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nu) e criptocristalinas (agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação).
Um cristal de quartzo, que é uma forma cristalina do mineral quartzo, demora milhares de anos para se constituir na natureza. Afinal, ele se forma a partir do contato do magma da Terra com o ar da superfície. Esse processo ocorre por meio de fendas e fissuras que aparecem em diferentes partes do planeta.
Desde a antiguidade, as variedades de quartzo foram os minerais mais utilizados na confecção de joias e esculturas de pedra, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Atualmente, devido às suas propriedades físicas, tem diversas outras utilidades.
Os cristais de quartzo são também associados à espiritualidade. Essa é uma característica que se consolidou ao longo da história e em diferentes países pelo mundo. Na Grécia Antiga, por exemplo, ele era tido como condutor de boas vibrações. Tanto que os soldados passavam pó de quartzo nos ombros antes de ir para a guerra. Assim, os deuses os abençoariam com a vitória.
Na Índia, a pedra tem um importante simbolismo para a religião hindu, representando a Mãe Divina.
Na atualidade, o significado do cristal de quartzo está relacionado ao amor, à atração de boas energias e à proteção. Ele também é muito usado em cosméticos e tratamentos de beleza.
Existem diferentes tipos de cristais de quartzo disponíveis na natureza, como o quartzo incolor, ametista, quartzo rosa, quartzo esfumado, citrino, leitoso e ágata. Em joalherias, é possível encontrar diversas joias com quartzo.

Fontes: Sites Amanda de Nardi e Wikipédia