Mais um garimpo ilegal de quartzo é encontrado em Arcos

Sete garimpeiros foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal em Divinópolis

Mais um garimpo ilegal de quartzo é encontrado em Arcos
Além das prisões, ação da PM resultou em multas e apreensão de diversos materiais, pedras de quartzo, dinheiro, veículos e aparelhos celulares




O 2º Pelotão PM de Meio Ambiente em Formiga encontrou mais um garimpo ilegal de pedras de quartzo na zona rural de Arcos. A primeira vez foi no dia 28 de fevereiro e resultou na prisão de oito garimpeiros. A mais recente foi nesta quinta-feira, 7 de março, quando sete pessoas foram presas.

Conforme divulgado, a mineração irregular foi encontrada durante a quarta edição da Operação Força Total, desencadeada no setor do 2º Pelotão da 7ª Companhia PM de Meio Ambiente. O garimpo estava sendo praticado por pessoas oriundas da região norte do estado, que utilizavam picaretas, pás e outras ferramentas para extrair as pedras de quartzo.

Ao se aproximarem, os militares do policiamento de meio ambiente, juntamente com militares do policiamento ostensivo geral de Arcos, se identificaram e determinaram aos mineradores ilegais que largassem as ferramentas. Porém os garimpeiros correram em diversas direções, sendo perseguidos pelas equipes distribuídas no terreno. Durante a perseguição a pé, os militares conseguiram alcançar e efetuar a prisão de sete garimpeiros, os quais portavam picaretas, pás e sacos plásticos contendo pedras de quartzo extraídas ilegalmente naquela propriedade.

Pelo trajeto percorrido durante a fuga, os militares encontraram dezenas de ferramentas, vários sacos plásticos contendo quartzo e dois veículos utilizados no transporte dos minerais extraídos.

Os sete autores foram conduzidos, presos em flagrante, à Delegacia de Polícia Federal em Divinópolis.

Além das prisões, a operação resultou em multas e apreensão de diversos materiais, pedras de quartzo, dinheiro, veículos e aparelhos celulares, dentre outros.

A Polícia Militar de Minas Gerais conta com o apoio da população para identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, por meio do telefone (37) 3322-1454.