Dimas Luís Rodrigues da Costa

Dimas Luís Rodrigues da Costa




Já são 52 anos fora de Formiga. Não parou nunca, morou no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Washington-USA e em Brasília, onde permanece até hoje. Antes de ingressar no Banco Central, trabalhou na Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), na USAID, agência do Governo Americano ligado à Embaixada no Brasil, e nas Tintas Coral. Também atuou nos Ministérios do Planejamento, da Previdência e foi diretor de RH do Banespa e de Finanças do INSS.

Assim é uma pequena parte da vida de sucesso de Dimas Luís Rodrigues da Costa, o Dimas filho do Seu Luiz Rodrigues da Costa, o Luiz da Fidalga, e da Dona Vitória Andrade Costa. Nascido em 5 de maio de 1952, ele é casado com Ângela Santos da Costa, pai de Ricardo e Eduardo e avô de Caio, Olívia, Samuel e Bianca.

“Como são grandes as saudades dos muitos amigos e amigas de Formiga, alguns que, infelizmente, já se foram.  Quantas são as lembranças dos bailes e horas-dançantes do Clube Centenário, das noites na Palhoça, das salas da Escola Normal e do Grupo Joaquim Rodarte. De minha mente não saem a Praça de Esportes, a Lagoa e as sessões do Cine Glória, sempre aos domingos às 18h30”.

“A primeira vez que sai de Formiga foi para participar de um intercâmbio de estudantes sob o patrocínio do Rotary Club, isso em 1970. Morei um ano na cidade de Alliance, Ohio, nos Estados Unidos. Em fevereiro de 1972, após ser atirador do Tiro de Guerra, fui informado por um amigo que uma empresa em Brasília buscava trabalhadores que falassem inglês. Seria uma grande oportunidade para ampliar meus horizontes. Aí, eu fui”.

No Banco Central, o Dimas do Luiz da Fidalga participou de várias discussões e reuniões em foros internacionais. Trabalhou na representação do Brasil junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Mundial, em Washington.

“Voltar para Formiga definitivamente é um sonho muito difícil de se realizar, mas me esquecer de minhas origens, de minhas amizades e minha família, jamais”, comenta sempre Dimas Luís Rodrigues da Costa.