Macetando… macetando…

Macetando… macetando…




O advento da proliferação das redes sociais e, consequentemente, da possibilidade de todo mundo poder comunicar e publicizar tudo pra todo mundo traz a perigosa ilusão de que existe filtro por parte da grande maioria da sociedade.

Quando só havia emissoras de rádio para contar o que acontecia e para divulgar cultura, lá pelos anos 1940, era sucesso no Brasil na voz do cantor Sílvio Caldas uma canção chamada “Chão de Estrelas”, que trouxe, talvez, os versos mais bonitos no cancioneiro: “A Lua furando o nosso zinco / salpicava de estrelas nosso chão / tu pisavas nos astros distraída”. Uma beleza de chorar, é só imaginar a cena de uma mulher distraída pisando em astros.

O ano é 2024 e o grande sucesso do Brasil é uma barbaridade chamada “Macetando”, que saiu na voz principal de Ivete Sangalo. Diz a canção frases de fazer corar qualquer mãe mais atenta: “Macetando, macetando / de ladinho, coraçãozinho / manda beijinho pra quem tá filmando”. Pela complexidade, Vevete teve de solicitar a colaboração de outra cantora, a Iza, para conseguir interpretar a obra. Sozinha, realmente, seria exigir demais.

De acordo com o crítico musical Regis Tadeu, “a música é emburrecedora porque ela é feita para um público emburrecido, não é o produto que determina o mercado, é o contrário, é o mercado que determina o produto. Você não lança qualquer tipo de produto sem fazer uma pesquisa de mercado. A música popularesca brasileira hoje, onde se enquadram barbaridades, na verdade, é produzida porque a indústria musical viu que existe um imenso mercado consumidor formado por gente retardada”.

Quando só havia o rádio para levar o entretenimento, as mulheres pisavam nos astros distraídas, hoje, com os tik-toks bombando em todos os lares, as mulheres ficam “macetando de ladinho”.

Para salvar a vida e dar um respiro de sobrevivência e resistência nestas ondas que embalam as Areias Brancas, a Secretaria Municipal de Cultura prepara um grande e diversificado festival de MPB para maio. Estão previstos shows de artistas reconhecidos pelo mundo com a previsão de participantes de diversos estilos e lugares.

Formiga, em maio, poderá ser o oásis musical de Minas Gerais. Não há como não aplaudir e prestigiar.