O gambito do Coronel
A cada dia que passa, mais perto fica a posse do Coronel Laércio e de sua vice Taciana Carvalho à frente da Prefeitura de Formiga. Há um clima repleto de expectativa sobre as estratégias que serão adotadas e, consequentemente, sobre os primeiros movimentos. Todo mundo anda doido pra saber qual será o gambito do Coronel.
Para quem não sabe, o primeiro significado de gambito, no dicionário, é um estratagema ou ardil para enfrentar o adversário, uma artimanha. Porém, esse sentido parece ser derivado de um sentido um pouco mais específico. Pois o segundo significado de gambito se refere ao jogo de xadrez. Um lance que dá início ao jogo e pode definir a partida.
Tal lance consiste em abrir o jogo expondo um de seus peões. Ele é então sacrificado para que você obtenha alguma vantagem de posição no tabuleiro. Ou, então, possa tomar uma peça mais importante do seu adversário.
No caso da política formiguense, não há que se falar artimanha para enfrentar adversário, já que o Coronel foi eleito. Qualquer interpretação nesse sentido seria desvirtuar a metáfora. Já na questão relativa ao início do jogo, ela é perfeitamente aplicável. Inevitavelmente, o futuro prefeito deverá sacrificar algumas expectativas que quem não o conhece e acha que ele é qualquer um para mostrar sua personalidade e o que pretende.
Conforme comenta-se, as coisas não serão fáceis para quem se impõe por meio de costumes e tradições. Quem está achando que haverá entrega de peça por jogada mal dada vai se enganar. Tudo está sendo pensado estrategicamente e o apoio que será necessário já está sendo montado. O futuro chefe do Executivo sabe que a peça mais importante do tabuleiro é o povo e ele tem a consciência de que joga com as brancas. No xadrez, quem está com as peças brancas sempre começa.
Brincando, um servidor de carreira disse que o xeque-mate deverá vir já nos primeiros contracheques. É esperar para conferir a revelação do suspense da jogada, a chance de o povo ficar contra é zero.