Olinto José Oliveira Nogueira

Olinto José Oliveira Nogueira




Os mestres são de primeira grandeza: professores Agnelo Fonseca, Aparecida Resende, José Guimarães, Dona Eunice Braga e Dona Dinah Silveira no Colégio Antônio Vieira; diretora Nacy Brandão no Colégio de Aplicação. Assim foi o início da formação acadêmica de Olinto José Oliveira Nogueira, o filho do Seu Olinto Nogueira e da Dona Efigênia de Oliveira Nogueira.

Nascido em 30 de setembro de 1960, Olinto José se foi de Formiga em março de 1977. A ambição pelo conhecimento o levou a procurar oportunidades em faculdade de Belo Horizonte. Economista da Fundação João Pinheiro, ele é casado com Maria Luiza de Aguiar Marques e reside na capital mineira. Com orgulho, ele conta que suas constantes vindas a Formiga “são para encontrar os amigos, participar de comemorações e renovar as energias”.

“Formiga está associada à minha infância e à adolescência. Sinto saudades de tudo relacionado a essa fase da vida. Guardo com muito carinho as lembranças do Country Clube, das férias na casa de meus avós e dos bailes no Clube Centenário. Quantos não foram os carnavais inesquecíveis. Na década de 1980, quando havia bailes com o espetacular Conjunto Centenário, as passagens de Belo Horizonte para Formiga se esgotavam. Elas tinham de ser compradas com uma semana de antecedência.”

“Os desfiles do Antônio Vieira nas comemorações de 6 de junho e 7 de setembro eram grandes acontecimentos, quantas saudades…  passávamos organizados e altivos em frente ao Colégio Santa Teresinha para nos exibirmos para as meninas de lá”.

O economista formiguense conta que os laços e os valores vindos da família são os mais fortes que carrega pela vida. Sobre voltar a morar definitivamente na Cidade das Areias Brancas, ele diz que em seus planos, hoje, não está a possibilidade. “Voltar a Formiga é sempre uma festa, não só para mim, mas para todos que se foram para outras terras. Sempre que posso, estou com as pessoas que adoro”.