Opinião: Férias

AC de Paula (de São Paulo/SP)

Opinião: Férias
AC de Paula é dramaturgo, poeta e compositor




Estava o Criador flutuando em sua nuvem, pensando na vida, afinal ele tinha muitos motivos para isso.

Desde o sétimo dia após a criação do mundo que ele literalmente não tivera nenhum descanso, era um tal de ouvir Deus me livre pra cá, Deus me ajude pra lá! e por aí afora.

Claro que ele poderia ir a qualquer lugar do mundo em questão de segundos, mas eram tantos os lugares maravilhosos que ele criara que a escolha ficava difícil.

Lembrou de um lugar em que viviam dizendo "Deus é brasileiro!" Ele jamais se dera ao trabalho de desdizer ou desmentir o fato, tinha coisa mais importante a fazer.

De repente, pintou a vontade de ir descansar um pouco por lá, o calor estava de lascar. Pensou em ir a uma cachoeira, mas descobriu que não se sabe quem havia atribuído aquele lindo lugar a alguém de nome Oxum.

À volta da cachoeira havia uma mata linda, só que ela já tinha dono, um tal Oxóssi. Ele nem cogitou uma reintegração de posse. Resolveu ficar sentadinho ali na praia olhando para o mar tão lindo que descobriu ser dominado por Yemanjá, talvez até experimentasse uma tal de caipirinha.

Armou sua cadeira macia, colocou na areia, improvisou a sombra de uma nuvem, quando ouviu:

- Aí vovô, não pode se instalar aí na areia não!

- Como é que é meu filho?

- Olha o Terceira Idade, eu não sou seu filho, e o valor é R$ 150, e se sair, quando voltar paga de novo.

- É assim que é, não tem essa de coroa pagar metade, aqui não tem prioridade não, todo mundo paga igual ou desocupa a vaga!

O Criador desconfiou que aquilo devia ser um tal de Exu, do qual ele já ouvira falar, e descobriu que tirar férias não é pra qualquer um.

Até mesmo pra ele, que, definitivamente, não era qualquer um!

Se ele já estivesse afeito ao tal jeitinho brasileiro, com certeza diria:

- O senhor sabe com quem está falando?