Uma cidade intelectual, com voz ativa e mais bonita… muito mais bonita…

Uma cidade intelectual, com voz ativa e mais bonita… muito mais bonita…




Nos últimos dias, Formiga só tem motivos para comemorar. O crítico literário, professor, pesquisador e romancista formiguense Silviano Santiago foi o vencedor do Prêmio Camões 2022 - o mais prestigioso da língua portuguesa. O anúncio foi feito na tarde do dia 24 de outubro. O valor do prêmio é 100 mil euros - dividido entre Portugal e Brasil.

"Silviano Santiago, além de escritor com uma obra literária com vários prêmios nacionais e internacionais (Jabuti, Oceanos, etc.), é um pensador capaz de uma intervenção cívica e cultural de grande relevância, com um contributo notável para a projeção da língua portuguesa como língua do pensamento crítico, no Brasil e fora dele (nos países ibero-americanos, africanos, nos Estados Unidos e na Europa)", diz uma nota do júri.

Nesta semana, a Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado) e a Aips (Associação Internacional de Imprensa Esportiva) condecoraram o jornalista e radialista formiguense Wellington Campos como um dos mais importantes comunicadores esportivos na cobertura da Copa do Mundo. O evento aconteceu em Dohan, no Catar. No seleto grupo de brasileiros, além de Wellington, estão Galvão Bueno e Luiz Roberto, da “Rede Globo”, e Juca Kfouri, do “Uol” e “Folha de S. Paulo”. Ele está em sua oitava copa, tudo começou no Tetra, nos Estados Unidos, em 1994. O interessante é que tanto Silviano quanto Wellington foram alunos da Escola Normal, hoje Jalcira Santos Valadão. Bem que o estabelecimento poderia montar uma galeria em homenagem a eles.

Para coroar o ano, a Administração Municipal conseguiu transformar Formiga em uma das cidades mais bonitas do interior mineiro. A Praça São Vicente Férrer iluminada para as comemorações de Natal está digna de aplausos, e aplausos de pé. Não tem uma pessoa que por lá passe à noite que não tire uma foto ou grave um vídeo para mandar para parentes e amigos. É motivo de muito orgulho ver Formiga bem tratada, o comércio recebendo apoio para que turistas da região venham conhecer as decorações e, nos olhos das crianças, a emoção de poder morar na Cidade das Areias Brancas e da praça mais bela do interior mineiro.