O calor humano para enfrentar o calor desumano

O calor humano para enfrentar o calor desumano




A semana que termina hoje ficará marcada como uma das mais absurdamente quentes na história de Formiga. Toda e qualquer pessoa mais antiga consultada está dizendo que nunca viu, sentiu ou encarou nada igual. Como dizem esses mesmos antigos: “O trem tá feio” e quente (acréscimo por conta da análise da redação).

Sempre atenta, a Defesa Civil tem feito alertas importantes, demonstrando preocupação e se dispondo a prestar orientações, mas só ela não basta, é necessário que escolas, empresas e as mais diversas organizações se portem tendo o mesmo sentido como objetivo. O momento é de um verdadeiro mutirão.

Deu no caderno “Viva bem” do “UOL” que pessoas idosas bebem menos água, o que faz com que familiares e cuidadores redobrem a atenção por causa da desidratação. O que acontece é que pessoas que passam dos 60 anos perdem a capacidade de sentir cede ano a ano "No cérebro, existe um centro regulador dessa função que transmite a percepção de desidratação e de que é preciso ingerir líquidos. Nos idosos, a sensibilidade desse centro regulador está limitada. Dessa forma, o corpo deles precisa perder muito mais água do que o de um jovem para apresentarem a sensação de sede", explicou Maurício de Miranda Ventura, médico geriatra e diretor do serviço de geriatria do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo. Portanto, é importante monitorar a ingestão de líquidos dos mais velhos, pois a desidratação ocorre de forma mais rápida e acarreta muitos danos à saúde.

Atenção também é de fundamental importância quando se fala de crianças e do calor. Em dias muito quentes, sair com as crianças nem sempre é uma boa ideia. O calor intenso pode provocar mal-estar e insolação. Por isso, o ideal é evitar os passeios e atividades físicas nos horários de sol forte - das 10h às 16h - e abusar do protetor solar, com fator de proteção 30.

Atenção com os entes queridos é fundamental, para enfrentar o calor desumano, só mesmo o calor humano inteligente e incondicional.