Vinícius Eufrásio

(Vinie)

Vinícius Eufrásio




Ele nasceu em 13 de janeiro de 1992, em 2011 se foi do Bairro Ouro Negro para trabalhar e 2015 abriu de vez o guarda-roupas e encheu a mala para perseguir seu sonho: cursar mestrado e doutorado em música na UFMG. E assim ele fez.

Filho de Samuel Lúcio de Oliveira e de Luciana Passos Araújo de Oliveira, Vinícius Eufrásio, o Vinie, não se curvou às fronteiras; trabalhou em Natal-RN e atualmente está em Belo Horizonte aguardando convocação para fixar residência “em algum lugar neste mundão de meu Deus”, como brinca. Muito atento e dedicado, ele também desenvolve trabalhos e pesquisas sobre a história da música e as práticas culturais de toda a região Centro-Oeste mineiro.

“Saí de Formiga em busca de oportunidades e de desenvolvimento pessoal e profissional.  Sinto muita saudade dos tempos em que estudava na Emmel (Escola de Música Eunésimo Lima) e do ambiente acolhedor promovido pelo maestro Gibran Zorkot e por vários professores que integravam sua equipe. Esses contatos marcaram minha vida e foram fundamentais para a minha formação enquanto profissional”, conta Vinie lembrando com entusiasmo do cachorro quente do Seu Maro, que ficava na intercessão entre a Rua Alcino Francisco da Silva e Rua Bolívia: “Seu Maro vendia mesmo quando a gente não tinha dinheiro, coisa de formiguense. Como me lembro da brisa fria com sons de tambores que preenchiam os anoiteceres formiguenses entre abril e maio anunciando o inverno e os desfiles de 6 de junho”.

Convidado a comentar se pretende voltar um dia a morar em Formiga, Vinícius Eufrásio explica: “O futuro a Deus pertence. Sinto que me conecto com Formiga no âmbito pessoal, acadêmico e profissional de várias formas. A proximidade com Furnas me encanta, contudo, mas acredito que seja necessário um investimento mais substancial em economia criativa para valorizar o potencial turístico e cultural do município”.