32 anos depois

32 anos depois




Na quinta-feira da semana que vem, dia 3 de agosto, “O Pergaminho” irá completar 32 anos de circulação ininterrupta e estará registrando a marca de 6.161 edições sem nenhuma interrupção. Sozinho, o jornal tem em suas estantes mais exemplares do que a soma de todos os jornais que já existiram em Formiga.

Quando começou a circular, 3 de agosto de 1991, a proposta era a circulação mensal e assim foi até setembro do ano seguinte. Depois, até maio de 1993, houve publicação quinzenal. De maio de 1993 até agosto de 2000, as edições foram semanais e desde então o jornal tornou-se diário, um dos menos de 30 de Minas Gerais.

Em sua trajetória, os sacrifícios não foram poucos… o que já houve de “autoridades” tentando impor o que o jornal deveria ou não publicar não dá para enumerar. Para intimidar, já houve campanhas de corte de assinatura e de anúncios, depredação do parque gráfico, ameaças a jornalistas, até de morte, e a propositura das mais diversas ações. Um sacrifício cruel, mas que resultou em um dos mais importantes registros históricos que uma cidade mineira pode ter. São mais de 6.000 edições e outras tantas que ainda estão por vir contando o dia-a-dia das Areias Brancas, o que, inevitavelmente, será material de pesquisa de gerações futuras.

Seguindo a modernidade que os novos tempos exigem, no final de 2022 entrou no ar uma versão moderna e dinâmica no site do jornal, www.opergaminho.com.br. Uma nova fase se inaugurou, há formiguenses de todos os continentes se orgulhando de poder ter em seus lares as notícias mais importantes da cidade onde nasceu.

Pensar no que poderá vir de agora em diante é querer prever um futuro a cada dia mais imprevisível. O jornal está no instagram, facebook e se prepara para ser a cada dia mais tecnológico, é claro, sem deixar de lado as suas tradicionais edições impressas.

32 anos depois do início de um sonho, o que se sabe é que ainda dá para continuar sonhando. A cada conquista, um novo caminho se apresenta e é assim que as engrenagens se portam, vão conectando tudo o que vai acontecendo e deixando bem informado os leitores.

Mais um ano e a certeza de que não se pode parar