Biografia: Maria Aparecida Maia Figueiredo (Tia Cida)

Biografia: Maria Aparecida Maia Figueiredo (Tia Cida)
Maria Aparecida Maia Figueiredo (Tia Cida)




17 de fevereiro de 1930 (Formiga)

9 de outubro de 2015 (Ibirité)

Casa cheia, sorrisos doces, uma porta sempre aberta à espera de quem está para chegar e tornar a vida mais alegre e bonita.  São os amigos que vêm se somar para tumultuar a vida de momentos de carinho e de afeto. Maria Aparecida Maia Figueiredo, a Tia Cida, tinha braços abertos para os dez filhos, Zélia, Marcelo, Márcio (Marcinho), Antônio, Antônio Carlos (Kaká), Célia, Zeila, Leila, Cecília e Paulo Roberto, e para todos aqueles que se reuniam em constante confraternização.

Mulher trabalhadora, de fé católica irredutível, tinha a união e o carinho como normas inabaláveis estando sempre atenta a questões sociais.

Filha de Lívio da Silva Maia, ex-funcionário da Rede Mineira de Viação, e de Ofélia Lima Maia, Maria Aparecida foi mulher avançada para seu tempo.

De beleza contagiante, com 17 anos não resistiu aos galanteios de seu amado Gonçalo Moreira Figueiredo Netto, com quem formou a numerosa família.

Trabalhadora, foi costureira e bordadeira sem deixar de usufruir e realizar seus sonhos e vaidades menina: batons, esmaltes e livros.

Entregou-se à família e, em 1976, mudou-se para Belo Horizonte onde os filhos teriam maiores oportunidades de estudar e trabalhar. Seu desejo se realizou. Anos mais tarde, residiu em Ibirité, na grande BH, onde viveu até seus últimos dias.

Tia Cida foi pessoa amiga; foi mulher, mãe e filha atenciosa, bondosa e caridosa. Foi educada e elegante, foi forte e delicada. Hoje, a lembrança de cada momento é um motivo a mais para manter viva a atmosfera de saudades que toma os corações. São saudades eternas que nunca deixam de pulsar.