Crônica: O próprio

Manoel Gandra (de Formiga/MG)

Crônica: O próprio
Manoel Gandra é poeta e jornalista




Kleber Vaz, o Xaruto, é filho do doutor José Pedro Vaz, um dos mais importantes e competentes médicos do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Irmão da Aglaé, da Dorian e da Vanessa, Xaruto desde jovem se mostrou empreendedor e acabou ganhando fama como competente promoter de festas noturnas de Formiga e região.

Pai austero e pessoa preocupada com a saúde dos filhos, doutor José Pedro sempre deu atenção especial ao menino. Já que ele era o único filho homem, deveria ser exemplo.

Quando tinha lá seus dez anos, o garotão do doutor José Pedro teve uma crise, deu para fugir de dentista. Não ia nem a pau. O dente doía, começava a aparecer pilão e nada de o rapazinho ir ao doutor Alberico Salazar, o dentista da família.

Só que teve um dia em que doutor José Pedro resolveu dar um basta na situação. Logo depois do almoço, foi servida de sobremesa uma goiabada cascão da melhor qualidade. Xaruto nem olhou pro lado da guloseima. Desconfiado de que a coisa estava feia, doutor José Pedro pegou Xaruto pelo braço e determinou que ele ligasse na hora para o doutor Alberico para marcar horário. Silêncio na sala, todo mundo apreensivo.

Sem ter como resistir, Xaruto pegou o telefone e manteve um diálogo que fez história. O telefone toca e do outro lado alguém atende:

__Alô...

__Alô, eu queria falar com o doutor Alberico.

__É o próprio...

__Ô Próprio, faz um favor pra mim sô, chama o doutor Alberico...

Foi uma algazarra total. Doutor José Pedro tentou manter a pose, mas não agüentou.