Dia do Patrimônio

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Dia do Patrimônio




No dia 17 de agosto, é comemorado o dia do Patrimônio Histórico Cultural. Essa data surgiu em homenagem ao historiador, jornalista, advogado e grande defensor do Patrimônio Histórico, Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969).

      O Patrimônio Histórico Cultural tem a ver com tudo aquilo que é produzido, material ou imaterial, pela cultura de cada sociedade. Sua principal função é manter preservado o passado para as gerações futuras.

      Afinal, os Patrimônios Históricos alimentam e fomentam as culturas dos diversos povos. Os bens que são considerados Patrimônios Históricos Culturais são: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festividades; músicas; elementos culinários, e outros representantes das inúmeras culturas existentes.

      Formiga possui um rico patrimônio histórico, que merece ser valorizado. Esta data é um convite para que os cidadãos visitem e conheçam esses conjuntos históricos culturais de sua cidade.

      A Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca, possui em seu acervo, as obras literárias: Achegas à História do Oeste de Minas, do autor formiguense  Dr. Leopoldo Corrêa, Formiga: toda história tem endereço do autor Gustavo Nolasco  e outros materiais informativos sobre esse assunto.

      Prezado leitor, aproveite para visitar à Biblioteca e participe das ações e projetos de incentivo à leitura e acompanhe as publicações nas redes sociais das novas aquisições, sugestão de leitura e curiosidades do mundo literário.

      O atendimento é de segunda à sexta das 8h30 às 17h30. Rua Lassance Cunha, 671 Quinzinho.