De frente pra praia

De frente pra praia




Tá lá a Praia Popular sendo limpa e mostrando a sujeira do povo.

A Prefeitura de Formiga deu início a mais um mutirão para a retirada de taboas e aguapés na Lagoa do Fundão, mais especificamente nas imediações da Praia Popular.

Quem passar pelo local vai ver uma pá carregadeira enorme em cima de uma balsa maior ainda. Apesar do tamanho dos equipamentos, o trabalho é minucioso e cheio de detalhes, há uma exigência impressionante de capacidade técnica do operador, a impressão que se tem é de que há sempre um risco iminente de acidente, o que tranquiliza é que quem está comandando demonstra destreza e extrema experiência.

Conforme contou uma importante fonte para o jornal, dificilmente a Lagoa se verá livre das vegetações indesejáveis que cobrem seu espelho d’água.

O que está acontecendo é um desequilíbrio ecológico muito triste. Há cerca de 15 anos, houve, sem técnica nenhuma, o peixamento de milhares e milhares de alevinos de tucunaré, um peixe carnívoro oriundo da Amazônia que se alimenta de filhotes de outras espécies, especialmente de tilápias, pacus, piabas e piaus, peixes herbívoros naturais da lagoa que sempre tiveram no cardápio as raízes das taboas e aguapés, por isso, nunca houve a proliferação desenfreada das plantas aquáticas.

O trabalho de limpeza está acontecendo e tudo indica que será necessário por muitos e muitos anos. Muito triste, mas o mais triste ainda é o que está vindo junto com a lama e as raízes… são garrafas pets, maços de cigarro, sacolas de plástico, latas de alumínio… tudo que o ser humano sem educação pode produzir, usar e jogar fora… uma pena e uma vergonha.