Crônica: Passando trote

Manoel Gandra (de Formiga/MG)

Crônica: Passando trote
Manoel Gandra é poeta e jornalista




Toda rua tem os seus divertidos moleques. E eles sempre dão um jeito de fazer das suas. Na Rua Silviano Brandão, bem no centro da cidade, teve uma turma da pesada: Paulinho Carvalho, Biel, Eduardo Sapão, Luiz Braga, os Khouri (Dênis e Edgar) e muitos outros.

Também na Silviano Brandão, residia um dos mais famosos dentistas do Centro-Oeste de Minas Gerais: Tasso Vespúcio. Pessoa muito educada, ele acordava cedo, era metódico e pessoa muito séria. Os meninos da rua lhe tinham muito respeito.

Uma vez, Tasso acabou sendo vítima de uma travessura muito engraçada. O dentista mantinha seu consultório em um cômodo de sua residência, que ficava onde é hoje o Central Shopping. Em frente, no local onde funcionava a Agência da Receita Federal, morava o escrivão Licurgo Fonseca Viana, esposo da Dona Ana e pai do Rodrigo e do Biel.

No início dos anos 70, eram poucos os domicílios que tinham aparelho telefônico em Formiga. Consultórios, como o do dentista, tinham. Mas residências não eram muitas. Apenas as pessoas mais instruídas e modernas, como era (e ainda é) Licurgo, tinham telefone em casa.

Teve um dia que o escrivão teve de participar de uma audiência no Fórum e Dona Ana saiu para visitar Tereza, sua irmã. Biel ficou sozinho em casa e logo chegou a garotada.

Foi então que alguém, não se sabe quem, teve a idéia de fazer uma brincadeira com o dentista. Foram ao telefone e começaram a ligar. Discaram para a Pizzaria Pilão e fizeram o pedido:

__Alô, aqui é da casa do Tasso Vespúcio. Será que daria para vocês mandarem uma pizza calabresa e duas cervejinhas?

Mandaram chamar o Agostinho do Táxi:

__Venha agora pra casa do Doutor Tasso, que ele tem de viajar.

Na seqüência, ligaram para a Sogás:

__Aqui é da casa do Tasso Vespúcio, o gás acabou e precisamos de um botijão. Dá pra mandar?

E assim foram:

__É do Peg-Lev? Aqui é o Tasso Vespúcio. Vê se tem alguém aí pra trazer três pacotes de açúcar...

__É da Drogaria Santa Maria? Eu tô falando da casa do dentista Tasso. Ele mandou vocês trazerem cinco cartelas de Melhoral...

__Açougue Modelo? O Tasso Vespúcio quer dois quilos de lombo de porco...

Terminados os telefonemas, foram todos para a janela (que era daquelas de duas bandeiras, que tinham quadros de vidro em cima e travessas de ripas em baixo). Pelos buraquinhos, ficaram na expectativa.

__Quem falou que eu pedi pizza? Eu não quero pizza não...

__Gás? Aqui em casa o fogão é a lenha... que brincadeira sem graça é essa...?

__Pode voltar com esse remédio. Será que tem gente que acha que eu vou deixar faltar Melhoral em casa?...

A cada minuto, chegava uma encomenda e o dentista ficava cada vez mais nervoso. Do outro lado da janela, os meninos se contorciam.

Segundo consta, nem Licurgo nem o dentista jamais sonhoram com o que realmente aconteceu.