Córrego Fundo: Produtores participam de curso de fabricação de cachaça

Córrego Fundo: Produtores participam de curso de fabricação de cachaça
A formação abordou todas as etapas da produção de cachaça, desde o cultivo da cana-de-açúcar até a comercialização do produto final




Produtores de cachaça associados à Coopercalc (Cooperativa dos Produtores de Cachaça de Alambique da Região Calcária LTDA.) participaram, entre os dias 21 e 25 de abril, de um curso sobre fabricação da bebida. A capacitação foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga, com apoio da Coopercalc, do Sistema Faemg Senar e da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais).
As aulas foram realizadas no alambique do produtor João Pinto da Silveira (Jacó), em Córrego Fundo, e ministrado pela instrutora Luciane Reis Sales. A formação abordou todas as etapas da produção de cachaça, desde o cultivo da cana-de-açúcar até a comercialização do produto final.
Durante os cinco dias de atividades, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, com temas como: cultura da cana, fermentação do mosto, destilação, envelhecimento, análises físico-químicas e sensoriais, aproveitamento de resíduos e estratégias de mercado.
Ao todo, dez produtores participaram do curso, que representa mais um passo importante na qualificação da produção local e no fortalecimento do setor na região.